Ubuntu 11.10: Corrija o efeito "fundo travado" do Painel

No último artigo que escrevi, fiz uma breve análise crítica do Ubuntu 11.10 e deixei claro o por quê da necessidade usuários inexperientes esperarem umas semanas antes de atualizarem.

Mostrei também um bug que deixa o Painel (Dash) com o fundo travado na primeira coisa que estiver aberta atrás dele. Agora vou explicar a origem e como resolver o problema.

Se você leu o livro “Ubuntu – Guia do Iniciante”, ficou sabendo que é possível formatar o sistema operacional e manter as configurações na pasta de usuário ao instalar novamente. Usuários mais experientes aproveitam dessa facilidade e mantém funcionalidades e personalizações entre instalações, evitando, assim, ter de refazer alguns trabalhos a mais.
Uma ferramenta de personalização que auxilia nesse trabalho é o CCSM, que permite ajustar algumas funcionalidades do Unity.

Para resolver este bug, instale o CCSM através da Central de Programas e abra-o pelo Painel.

Dentro do CCSM, localize a categoria “Área de Trabalho” e clique na opção “Ubuntu Unity Plugin”

Ao abrir a janela de configuração do Unity, abra a aba “Experimental” e altere “Dash Blur” para “Active Blur”.

Agora você pode curtir a transparência de seu Unity de verdade!

2 comentários em “Ubuntu 11.10: Corrija o efeito "fundo travado" do Painel”

  1. alo kadu, adorei a dica acima citada. Mas tenho um ponto que tambem que acabei notando, sobre o ccsm no ubunto 11.10 quando agente configura os efeitos do plugin ele, fica com conflitos com outros plugins que vem por defaults do sistema, e isso torna quase o impossivel de usar os efeitos do compiz, no 11.10
    gostaria de uma dica se tiver uam ideia ou se ja se deparou com este ponto. Valeu ai mano. meu msn hell-hansen , facebook hell-hansen hansen, email editado….@gmail.com aguardo um sinal teu

    1. Olá, hansen, tudo bem?
      Então, maninho, acontece que com o Unity, mexer no CCSM tornou-se uma aventura um pouco…perigosa. Isso porque o Unity utiliza alguns efeitos do Compiz que entram em conflito com outros efeitos, daí a necessidade de ferramentas como o MUnity e o Ubuntu Tweak.

      Sugiro que experimente o MUnity e veja as alterações que é possível fazer lá, sem “ferrar” seu sistema.
      No mais, deixo-lhe um excelente 2012, extedendo-o aos seus familiares!

      Abraço

Deixe um comentário