Instale e execute o Mac OS em uma VM VirtualBox

Em 9 de Abril de 2009, publiquei aqui (quando esse blog ainda se chamava “O Pirata Digital”) um dos artigos que está até hoje entre os cinco mais acessados. “Tutorial: Como instalar um Mac OS X em um VMWare” instiga até hoje o público a testar esse excelente sistema.

Mais de quatro anos depois, estou trazendo um tutorial ensinando como instalar o sistema da maçã em uma máquina virtual VirtualBox. Antes de mais nada, é necessário saber que não somos à favor da pirataria de software e esse artigo é exclusivamente voltado para fins técnicos ou experimentais e recomendamos a aquisição da mídia de instalação original caso você venha utilizar o OS X.

Ingredientes

Vamos ao que você irá precisar:

  1. Um computador com processador Intel (recomendamos um Core i5 ou i7 à partir da segunda geração) e no mínimo 4GB de RAM;
  2. Um sistema operacional 64bits;
  3. A versão mais recente do VirtualBox (utilizamos a versão 2.2.18) e o VirtualBox Expasion Pack
  4. A iso de instalação modificada “OS X 10.8 Mountain Lion bootable DVD for Intel PCs” by Olarila;
  5. Hackboot 1, para “dar boot” no disco de instalação (clique para fazer o download agora).
  6. Hackboot 2, para “dar boot” no disco rígido após a instalação (clique para fazer o download agora).
  7. Multibeast 4.6.1, para instalar os arquivos necessários após a instalação (clique para fazer o download agora. Registro de usuário necessário).

 

Preparando a instalação

Após instalado o software Oracle VirtualBox, será necessário instalar o Expansion Pack. Para instalar, acesse Arquivo > Configuração > Extensões > Acrescentar Pacote e siga o passo a passo do assistente de instalação.

Criando a VM

No VirtualBox, clique em Novo e será aberto o assistente de criação de Máquinas Virtuais. na primeira tela – “Nome e Sistema Operacional”, dê um nome à sua máquina virtual e selecione como tipo “Mac OS X” e com versão “Mac OS X (64 bit)”.

VBOX001

Em seguida, será necessário alocar a quantidade de memória RAM destinada à VM na tela “Tamanho de Memória”. Não deixe menos memória no sistema operacional instalado em seu computador físico do que na VM. Se tiver 4GB, deixe 2GB para o OS X e 2 para o sistema hospedeiro, mas lembre-se que o Mac OS necessita de no mínimo 2GB.

VBOX002

Ao avançar para o próximo passo, será necessário criar um disco virtual. Avance para o próximo passo e em  deixe em “Tipo de arquivo de Disco Rígido”, deixe marcada a opção “VDI”. Clique em “Próximo” Caso queira definir o espaço total desde o início, em “Armazenamento em Disco Rígido”, marque a opção “Tamanho Fixo”, mas não há problemas em deixar marcada a opção “Dinamicamente Alocado”, que irá utilizar o espaço de acordo com a necessidade.Clique em “Próximo”. Em seguida, será necessário definir o tamanho do disco rígido virtual. O OS X precisa de no mínimo 10GB. Em nosso exemplo, utilizei 20GB. (lembre-se de criá-lo em uma partição com espaço suficiente). Para selecionar o local de criação do disco rígido virtual, clique no ícone “Pasta” com a seta verde.

VBOX003

Clique em “Criar” e pronto! Sua Máquina virtual está criada e precisa apenas receber alguns ajustes para que possa ser dada a largada da instalação.

Ajustando o motor

Agora que a VM está criada, vamos configurá-la para que tudo dê certo. Clique no botão “Configurações” e selecione a opção “Sistema”. Em seguida, desmarque a opção “Habilitar EFI”. Embora o OS X suporte EFI, a EFI do VirtualBox não é exatamente a que ele precisa para rodar, então, dispensaremos-na e o sistema alterado utilizará o método tradicional para inicialização.

VBOX004

Na aba “Processador”, deixe marcada a opção “Habilitar PAE/NX” e na aba “Aceleração”, deixe marcadas as opções “Habilitar VT-x/AMD-V” e “Habilitar paginação aninhada”. Em “Monitor”, aumente o tamanho da memória de vídeo para o máximo possível.

VBOX005   Em “Armazenamento” > “Árvore de Armazenamento” > “Controladora IDE” clique em “Vazio”. À direita da tela, um ícone de “CD” será habilitado. Clique no ícone e selecione a opção “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…” e localize no seu computador a iso do “Hackboot 1”. VBOX006 Feito esses passos, clique em OK.

Iniciando a Instalação

Clique no botão “Iniciar” na janela máquinas virtuais do VirtualBox. Você verá uma bela tela do disco de boot do Hackboot. Não faça nada ainda.  Localize na parte inferior direita da tela o ícone de “CD” e clique em “Selecione um arquivo de CD/DVD virtual…” e localize a iso previamente baixada “OS X 10.8 Install DVD”. Em seguida, clique na janela do Hackboot e pressione a tecla F5. O ícone “HackBoot” agora se chamará “OS X 10.8 Install DVD”. Tecle Enter.

000

O processo de boot será inicializado. Poderá demorar alguns minutos. Em meu primeiro teste, foi necessário reiniciar o processo de boot uma vez. Iniciado o processo de instalação, selecione o idioma desejado e clique no ícone abaixo da tela de seleção para avançar.

001

Na próxima tela, clique em “Continuar”. Embora você tenha criado um disco rígido virtual, ele não estará aparecendo em “Selecione o disco no qual deseja instalar o OS X”. Isso porque o disco rígido não está corretamente formatado. Para formatar o disco, na barra superior do instalador, clique em “Utilitários > Utilitário de Disco…”

003

Na lateral esquerda, você verá o disco rígido virtual. Clique nele e selecione a opção “Apagar”. Em formato, selecione “Mac OS Expandido (Reg. Cronologicamente) e dê um nome ao seu HD Virtual, em seguida, clique no botão “Apagar”, localizado abaixo na janela, conforme mostra a imagem abaixo.

004

Ao final do processo de formatação, feche a janela do utilitário de disco e o novo HD virtual irá aparecer. Clique para selecionar em seguida, no botão “Instalar”.

005

Todo o processo de instalação levará em média 20 minutos. Aproveite para tomar uma xícara de café.

006

Após finalizar a instalação, o OS X irá sofrer um “crash”, exibindo uma tela preta com letras brancas. Relaxe. Apenas clique no ícone do CD (direita inferior da janela do VirtualBox) e selecione a iso do Hackboot 2 e reinicie a VM.

008

Pressione F5 para que ele atualize e com as teclas de seta, selecione o ícone da maçã e tecle Enter. O boot será iniciado.

009

Faça as configurações iniciais do sistema.

012

Wooooooow! Finalmente estamos dentro do OS X! Mas as coisas não terminaram por aqui. Precisamos fazer alguns ajustes para que tudo funcione da melhor maneira possível. Siga-me os bons!

Ajustando o sistema

Para que possamos rodar o sistema em nossa máquina virtual de forma minimamente satisfatória, será necessário baixar o Multibeast. Você pode baixá-lo diretamente pelo Safari de dentro do OS X. Aproveite e faça isso logo após inicializar o sistema. Mas lembre-se de baixar a versão 4.6.1, que é melhor do que as versões posteriores para o Mountain Lion. Enquanto o download é feito, vamos alterar o sistema para que possamos instalar aplicativos de não-assinados. Para isso, clique em Preferências de Sistema > Segurança e Privacidade > aba Geral, clique no cadeado na parte inferior da tela para desbloquear os ajustes (será necessário digitar a senha de usuário) e em Permitir aplicativos transferidos de marque “Qualquer lugar”.

013

Opa! Quase pronto. Vamos agora instalar o Multibeast. Vamos instalar o UserDSDT, System Utilities, AppleHDA Rollback e em miscelânea, marque a opção “NullCPUPowerManagement”, conforme exibido na imagem abaixo. Clique em continuar.

014

O Finder, por padrão, não exibe os discos rígidos do sistema. Vamos ajustá-lo para que possamos acessar e alterar conforme nossa necessidade os arquivos do sistema. Enquanto a instalação prossegue, execute o Finder e no menu superior do Mac, selecione Finder > Preferências > clique em Barra Lateral e marque a opção “Exibir Discos Rígidos”.

015

Em seguida, acesse o disco rígido na barra lateral do Finder e acesse a pasta Sistema > Biblioteca > Extensions, localize o arquivo AppleGraphicsControl.kext, clique com botão direito do mouse e selecione a opção “Mover para o lixo”.

016

Quase pronto! Ainda no Finder, retorne à raiz do HD e selecione a pasta Extra, abra o arquivo org.chamaleon.Boot.plist e adicione a seguintes linhas, entre as tags <dict> e </dict>: <key>Graphics Mode</key><string>1920x1080x32</string> Entre <string> e </string>. insira o valor da resolução de vídeo desejada, mantendo o x32 no final.

018

Caso o arquivo esteja bloqueado, ele não poderá ser editado, mas uma cópia poderá ser criada em Documentos. Salve-o com as alterações propostas (não se esquecendo do .plist no final), exclua o original e copie o arquivo alterado para a pasta Extra. Finalmente, o último passo é alterar a resolução do monitor interno do VirtualBox. Para isso, acesse o Prompt de Comando do Windows (procure no menu de aplicativos do Windows por “CMD”). No prompt de comando, digite o seguinte comando: cd “C:Program FilesOracleVirtualBox” Pressione Enter e prossiga com o próximo comando: VboxManage setextradata “Nome de sua máquina Virtual” “CustomVideoMode1” “1920x1080x32” Em “1920x1080x32“, insira a mesma resolução que você colocou em no arquivo org.chamaleon.Boot.plist. Tecle Enter.

 

021

Para quem vai criar a VM no Linux, o comando é parecido:

VBoxManage setextradata “Mountain Lion” CustomVideoMode1 1366x768x32

OSX

Ou seja, apenas não utilize as aspas duplas em CustumVideoMode1 e na resolução.

Reinicialize a VM e finalmente, curta seu Mac OS virtualizado!

020

Conclusão

É legal ter a possibilidade de utilizar o Mac OS ou um aplicativo dele. Ele roda muito bem no VirtualBox, exceto pela falta de aceleração de vídeo, já que a Oracle não lançou (e possívelmente não lançará) um pacote de “Adicionais para convidado” para o OS X. Fonte auxiliar de informações: Macbreaker

Anúncios

84 opiniões sobre “Instale e execute o Mac OS em uma VM VirtualBox”

  1. Toda vez que fizer boot, tem que estar com a iso do Hackboot2 montada?
    Para instalar em uma máquina física, o procedimento é o mesmo?

  2. Olá, Geek! Segui o procedimento e está tudo rodando blz! Entretanto, tentei atualizar a versão 10.8 para a OS X 10.9 Mavericks e não deu certo…. Baixei a versão pelo AppStore, o aplicativo mostra o processo de instalação, mas depois do boot o sistema continua na 10.8. Você tem alguma dica para fazer essa atualização?! Abração!!

  3. Caro Colega, to tentando fazer tudo isso em um Windows 8.1, quando eu dou o Enter para instalar e começa e fica ali a vida toda … tem alguma coisa diferente para ser feita por sem no Win 8.1

      1. Cara consegui mas utilizei outra imagem, e outro tutorial.. vou ver se acho aqui e depois eu posto o link para ti… blz…

    1. Eu fiz no meu Dell Inspiron 14 com Windows 8.1. Esta funcionando tranquilamente. Porem, videos do youtube nao rodam e o teclado fica com a configuracao inglesa. Segui todos os passos como descrito no tutorial. Funfando.

  4. instalei e atualizei para OS X Mavericks porém não consigo editar nenhum arquivo pois eles não aparecer no finder. O que eu fiz de errado?

  5. Aqui, após carregar a ISO do OS X e dar enter, o Hackboot simplesmente trava na linha “Starting Darwin x86_64
    Boot Args: boot-uuid=5F2B7928-F560-3C3D-9232-D684C8DAC42E rd=*uuid -v” Alguma ideia do que pode estar errado? Obrigado.

      1. Consegui. Parece ser alguma incompatibilidade com processadores Haswell. O que funcionou para mim foi mudar o CPUID da máquina virtual. Feche todas as máquinas virtuais e o VirtualBox e, por meio do prompt de comando execute o arquivo “VBoxManage.exe” (que está na pasta do VirtualBox) seguido dos parâmetros “{nome da máquina virtual} –cpuidset 00000001 000106e5 02100800 0098e3fd bfebfbff”

        1. A ideia é essa. só que o comando está errado.. o certo é:
          *********
          VBoxManage modifyvm “NOME DA MAQUINA VIRTUAL” –cpuidset 00000001 000106e5 02100800 0098e3fd bfebfbff
          **********

          Os * são somente para marcar onde se inicia e termina o comando. Coloque o nome da sua maquina virtual no local indicado pela caixa alta, deixando as aspas.

          Seja feliz.

  6. Eu to com um problema, meu notebook é um dell xps l502x, e ele fica dando um looping na parte “Still waiting for root device” o que pode ser?

    1. É preciso usar “SATA port 3” como dispositivo de boot, e não “IDE”. Crie o drive “vazio” na mesma controladora SATA do “Mount Lion.dvi”.

  7. Quando clico no cadeado para fazer alterações, não consigo logar como administrador, a senha está correta, nome também… o que pode ser?

  8. Boa Noite,

    Eu estou tentando instalar o Mac Os em um ambiente como segue o tutorial, mas não estou conseguindo, será que alguém pode me dar uma força?

    Processador: Intel i3
    Memória: 8GB
    HD: 2TB
    Sistema: Windows 8 x64

    1º – No momento que criei a máquina virtual, não mostrou a opção de Mac Os 64bit.
    2º – No momento onde escolho o cd do mac e atualizo a página, pressiono enter ele não vai para frente.

    o que pode ser isso?

    1. O windows usa hypervisor que usa a virtualização do seu processador não permitindo que outros softwares utilizem. Solução:

      1. Logar no computador com um conta com direitos administrativos;
      2. Rodar o comando: CMD em modo: Como Administrador;
      3. Desabilitar o Hyper-Visor, executando o comando: bcdedit /set hypervisorlaunchtype off
      4. Consultar se está desabilitado, executando o comando: bcdedit, verificar a linha: hypervisorlaunchtype
      5. Reinicializar o computador.
      6. Se logar novamente, fazer os teste de criação/modificação das máquinas virtuais.

    1. Conseguiu resolver isso amigo?
      Estou com esse problema e já segui várias dicas de outros sites e não consigo alterar…

    1. Também tive problema com a resolução.
      Quando for executar a linha de comando digite em vez de copiar e colar, digita ela.
      E tem mais um passo que foi esquecido nesse tutorial mas que consegui ajeitar olhando o tutorial em inglês.
      É o seguinte: tem que clicar no icone do CD no canto inferior direito e desmarcar a opção “Hackboot 2.iso” e depois reiniciar o Virtual Box. Se precisar reinicia também o OSX(No ícone da maçã > Reiniciar…)

      1. Não entendi, desmarcar ou marcar, pq o meu quando marco ele diz que vai ter que forçar o desmarcamento do mac .iso e da erro, pq quando reinicio ele n aparece a maçã, é como se voltasse a tudo de novo.

  9. Galera, estou tentando instalar no meu notebook mas não está rolando. Na hora que aperto enter depois de selecionar a ISO aparece umas mensagens e fica lá, se eu reiniciar fica em uma tela preta. O que pode ser ? Segue abaixo a configuração do meu computador.

    Marca: Dell
    Notebook New Inspiron 15R
    Processador: Core i5 4º Geração
    Memoria RAM: 4GB
    HD: 1TB
    Placa de Video: 2GB

  10. Olá.
    Quando chega lá em escolher o idioma e clico em próximo, dá erro e sugere que eu faça backup. “O MAC OS X não pode ser instalado nesse computador”. Estou usando o Debian 7 x64 como hospedeiro e meu note tem chipset intel, placa de vídeo intel, 6GB de RAM, Core i5 2ª Geração. E segui o tutorial na íntegra e tentei umas 4 vezes e todas deram o erro citado.
    Tem alguma dica de como passar essa parte/ resolver isto?
    Obrigado.

  11. Boa tarde!

    Quando chego na parte que teria que escolher o disco, meu teclado e mouse do note param de funcionar.
    Dou ctrl+alt+del e volta a funcionar, mas ao clicar na Máquina Virtual ele para de novo.
    Alguma dica?

  12. Olá. quando vou instalar o MAC ele fica com o seguinte aviso:
    VoodooPS2SynapticsTouchPad Loaded
    No interval found for . Using 8000000
    ApplePS2 Trackpad: ALPS GlidePoint v6.16
    Still waiting for root device

    Você pode me ajudar a resolver?

  13. Boa noite,
    Quando executo o comando
    C:\Program Files\Oracle\VirtualBox>VBoxManage setextradata “Dev” “CustomVideoMode1” “1366x768x32”

    ele me retorna essa mensagem de erro:

    VBoxManage.exe: error: Could not find a registered machine named ‘”Dev”‘
    VBoxManage.exe: error: Details: code VBOX_E_OBJECT_NOT_FOUND (0x80bb0001), compo
    nent VirtualBox, interface IVirtualBox, callee IUnknown
    VBoxManage.exe: error: Context: “FindMachine(Bstr(a->argv[0]).raw(), machine.asO
    utParam())” at line 804 of file VBoxManageMisc.cpp

    alguem sabe como resolver isso?

  14. Quando dou boot ele trava quando chega em: “dsmos has arrived”, e depois aparece : “Still waiting for root device.” e nao faz mais nada, como posso resolver?

    1. Acho que o executável do virtualbox que você baixou, está corrompido.
      Baixe novamente e verifique o arquivo com o md5sum que está no site da Oracle. Se não der certo, baixe outra versão do virtualbox, mas sempre verificando o md5sum. Espero ter ajudado. Boa sorte!

  15. Se eu comprar um dvd do mac original na versão mais nova e utilizar estes passos para instalar vai funcionar de boa?
    se sim vou comprar.

  16. Marcos, não estou conseguindo, fazer funcionar, ja baixei uma virtual, box 32bits Linux, opensuse 13.2, baixei os arquivos que foi recomendado, mais quando inicio, apresenta a seguinte mensagem:
    DARWIN/X86 BOOT V5.0.132 – CHAMELEON V2 1SVN R2013
    BUILD DATE: 2012-07-03 21:13:13
    2047MB MEMORY
    READ HFS+ FILE EN(0,0)/lIBRARY/PREFERENCES/SYSTEMCONFIGURATION/COM.APPLE.BOOT.PLIST) 263 BYTES
    READ HFS+ FILE (RD(0,1)ESTRA/PRG.CHAMELEON.BOOT.PLIST) 322 BYTS.

    Alguém saber dizer que tipo de erro é este, e como resolvo.

  17. Cara tutorial interessante, mas estou com um problema. No VirtualBox não aparece a opção de instalar o mac os x x64… alguém pode me ajudar com isso?

  18. eu instalei tudo certinho mas depois quando reinicio ele aparece o hackboot 2 e volta tudo do inicio pra configura idioma de teclado e tals, como eu procedo?

  19. Olá
    Estou com a tela preta logo depois do boot 1
    carrega um pouco e fica na tela preta toda vida
    nem se quer chega na parte do idioma
    se alguém souber por favor me ajudem
    ???

  20. Neste ambiente MAC virtualizado é possível instalar o CODEX e desenvolver App para iPhone, enviando-os para a Apple Strore normalmte?

  21. No momento da instalação trava em: “Still waiting for root device.”. Essa mensagem fica se repetindo para sempre, alguem teve o msm problema ?

    1. É preciso usar “SATA port 3” como dispositivo de boot, e não “IDE”. Crie o drive “vazio” na mesma controladora SATA do “Mount Lion.dvi”.

  22. Funciona no Windows 10 Pro?

    Proçessador : Intel Core i5
    GT amd

    Memoria ram: 6 GB

    HD: 465 GB

    64 Bits

    CPU: @ 2.60 GHz 2.60 GHz

  23. Estou com problema aonde pede para ir Em “Armazenamento” > “Árvore de Armazenamento” > “Controladora IDE” clique em “Vazio”. No meu não aparece “Controladores IDE”, somente “Controladora : SATA”!!
    Como faço para aparecer o IDE??

  24. o meu ta dando esse erro como corrigir?
    Falha ao abrir uma sessão para a máquina virtual Mountain Lion.

    The virtual machine ‘Mountain Lion’ has terminated unexpectedly during startup with exit code 1 (0x1). More details may be available in ‘G:\Users\iMAC\VirtualBox VMs\Mountain Lion\Logs\VBoxHardening.log’.

    Código de Resultado: E_FAIL (0x80004005)
    Componente: MachineWrap
    Interface: IMachine {f30138d4-e5ea-4b3a-8858-a059de4c93fd}

  25. Eu fiz todos os procedimentos conforme as instruções, mas na hora de mudar o hackboot e fazer a instalação está aparecendo uma tela preta com vários comandos e no final fica aparecendo a mensagem “still waiting for boot device”.
    Alguém pode me ajudar?

  26. Kadu Parabéns pelo Post!!!! Fantastico, perfeito e funciona maravilhosamente bem o Mac OS!!!!

    Voce me salvou de ter que comprar um Mac e gastar um pequena fortuna!

  27. Cara que OS bosta , essa Aple é só lero lero , preguiça de ficar fazendo login não sei a onde pra baixar arquivo extra , pelo que falam da Aple eu esperava mais

  28. Show time …. funcionou 100% … é que tem detalhes que estão nas fotos e não estam no texto …. mas o que importa é que funciona !!!!!!!
    Agora brigando pra postar meu app da apple que criei no itunes.com
    Outra batalha pra vencer a guerra !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s