Certificações: o “Must Have” dos profissionais de TI

Quase todas as profissões atuais requerem que o profissional esteja antenado com as novidades do mercado, mas se existe uma profissão que exige isso com muito mais ênfase, é a profissão relacionada a Tecnologia da Informação, e isso requer a dedicação de tempo extra de estudos e certificações que outras profissões não exigem tanto.

Alguns pensam que apenas uma graduação é o suficiente para garantir um ou uma boa colocação no mercado de trabalho, mas engana-se fácil quem trilha por este caminho. O que vemos na verdade são profissionais – mesmo sem o ensino superior, mas certificados – com melhores colocações nos processos de seleção.

Pessoas mais ligadas a área de infraestrutura podem seguir para certificações Microsoft Windows (server e Desktop) e Linux (LPI). Essas certificações já são suficientes para conseguir se destacar de outros profissionais em processos de seleção de grandes empresas.

certificado

Tirar uma certificação requer um empenho do profissional muito maior do que apenas assistir videoaulas no YouTube, com estudos que abrangem desde leitura de material dedicado, criação de laboratórios (com dois ou três computadores ou VMs), mas principalmente, estudos de simulados.

mcp

Este blogueiro que vos escreve, em sua primeira e atual certificação (Microsoft MCTS 70-680),  seguiu esse caminho, com compra de material oficial (o Kit de Treinamento), os estudos de caso, experimentos e utilização diária simulados por dois meses.

Aqui vão as dicas de livros para quem deseja iniciar a certificação na área de infra:

Livros:

Os simulados podem ser encontrados em formato .VCE, normalmente conhecidos como “Test King” (embora “Test King” seja uma ferramenta de simulação de exames própria). Diversos simulados podem ser baixados gratuitamente no endereço www.examcollection.com, assim como a ferramenta de visualização dos simulados – o Visual CertExam, que ao final, provê resultados que indicam se você está preparado ou não.

VCE

O caminho das certificações pode requerer um pouco mais de compromisso, mas certamente é um plus na carreira de qualquer profissional de TI, por isso, aproveite e reserve um pouco de tempo livre e siga este caminho.

Anúncios

Uma opinião sobre “Certificações: o “Must Have” dos profissionais de TI”

  1. Pra quem está estudando pra certificação, tem um ótimo site com muito material em português no http://www.iheadgo.com com a explicação de cada questão. Achei muitooooooo bom!

    Quem não conhece vale muito a pena dar uma olhada.

    Fica a dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s