Dê um novo visual ao Inkscape e ao Gimp

Por muito tempo hesitei em mudar do consagrado Fireworks 8 para o Inkscape. Primeiro, devido a preguiça mesmo, segundo, devido a um apelo visual mais chamativo, além dos filtros e efeitos prontos que o FW traz e o Inkscape não, mas caí na real que as duas ferramentas são voltadas para áreas diferentes. Então, parti para o “vamos ver”. Não sei mais viver sem o Inkscape (tá, exagerei, mas vocês me entenderam).

Para quem não conhece, o Inkscape é Software Livre. É uma ferramenta de desenho vetorial, similar ao Corel e com total aderência ao padrão SVG, gerando arquivos menores e com igual ou superior qualidade aos arquivos CDR.

Voltando ao “visual”, conheci na tarde de hoje, dois projetos de redesenho dos ícones das ferramentas do Inkscape e do Gimp que produzem o resultado que eu esperava. Seguindo a tendência flat e monochrome, os projetos tornam os programas mais agradáveis aos Desktops Linux. Confira o Inkscape com os ícones modificados:

inkscape7 Inkscape4

Inkscape2

inkscape

Você pode baixar os arquivos contendo os novos ícones para Inkscape direto na página do GitHub do projeto: https://github.com/community-design/inkscape-artpack

Para instalar os novos ícones no Inkscape, descompacte os arquivos e selecione a pasta Icons e o arquivo preferences.xml. Abra sua pasta de usuário (no Ubuntu, simplesmente “Arquivos”).

Inkscape3

Pressione as teclas CTRL + H e localize o diretório .config. Dentro de .config, localize a pasta Inkscape. Crie uma cópia de segurança do arquivo preferences.xml original (renomeie o arquivo original) e copie o novo arquivo preferences.xml para a pasta, assim como a pasta icons. Agora, basta abrir novamente seu Inkscape e curtir o novo visual.

Inkscape4

Gimp

O Gimp (GNU Image Manipulation Program) dispensa apresentações. Um aplicativo livre para manipulação de imagens que faz frente a outros programas do gênero. Não se compara ao Photoshop em recursos, mas também não se compara em preço.

Um set completo de ícones para o Gimp está em desenvolvimento, mas já em estágio avançado. É o Graublau. Você pode baixá-lo diretamente na página do GiyHub fo projeto: https://github.com/kstenschke/graublau-gimp-theme e instalá-lo em sua pasta pessoal através do caminho .GIMP/themes. Na própria página do GitHub do projeto são dadas as instruções de instalação, que é muito simples.

Gimp

Esperamos que com esse novo “refresh”, você possa sentir-se mais confortável com seu Desktop Linux e os aplicativos que estão disponíveis para o mesmo.

Sobre o tema do Desktop
Estou utilizando nesse tutorial o Ubuntu 13.10, tema GTK Adwaita (vem por padrão) e tema de ícones Faenza.

Anúncios

2 opiniões sobre “Dê um novo visual ao Inkscape e ao Gimp”

  1. blz! Bom Dia!
    uso corel depois com essa versão x7 ficou muito ruim de usar e muito isntavel me dá muitos problemas procurei outra alternativa encontrei esse Inkscape só que veio com a aparência cinza escuro poderia me informar como mudar isso para uma cor mais clara uso windows7 e tenho as versõe inkscape-0.48.5 e 0.91 os dois vem como cinza escuro acho muito ruim essa.
    se poder me ajudar.
    Obrigado!
    pedrinhoss@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s