Chega hoje o Ubuntu 13.10 – Saucy Salamander

O Ubuntu 13.10 chega hoje, trazendo consigo algumas melhorias e menos inovações que seus antecessores, já em clima de um release pré-LTS.

Ubuntu1310

Dentre as melhorias que podemos destacar nessa versão do Ubuntu é a busca aprimorada no Dash (painel), entregando resultados locais e na internet, como Amazon, Facebook, Twitter, Youtube e outros locais da web (funcionalidade que pode ser desabilitada em Configurações do sistema > Privacidade > Pesquisa), além de maior velocidade e estabilidade no Unity.

O Wallpaper padrão é uma modificação do wallpaper da última versão. Durante o Saucy Wallpaper Contest, eu enviei um e estou disponibilizando-o aqui para download.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O navegador de arquivos, antes conhecido como Nautilus, e hoje apenas “Arquivos” ganhou um aspecto mais limpo e minimalista, continuando com a tendência de ícones monochrome na barra lateral.

files

 

Na barra superior, o Ubuntu agora exibe o ícone de “sincronização”, que permite ativar ou desativar a sincronização de arquivos com a nuvem Ubuntu One de forma simples e rápida.

Outra melhoria pequena, mas bem-vinda é a adição da opção de habilitar ou desabilitar os Espaços de trabalho e ativar ou desativar o ícone de exibição da Área de trabalho através do painel Aparência > Comportamento. O gerenciador de atualizações também recebeu melhorias, exibindo somente informações relevantes para a maioria.

A Central de Programas (App Store) não sofreu modificações visuais, mas ganhou maior velocidade de inicialização.

A instalação do sistema permite que desde o primeiro momento você já possa se conectar à rede Ubuntu One, seja criando uma conta ou utilizando uma existente.

Por baixo da capa, a versão Linux é a 3.11 e a versão do X.org é a já ultrapassada Xorg-server 1.4.3.

Enfim, essa versão do Ubuntu não trouxe tantas inovações como de costume, devido a um foco maior que a Canonical vem aplicando em seu sistema mobile, o Ubuntu Touch. Esperamos para o próximo mês de Abril a versão 14.04, contando com as melhorias estabelecidas no Ubuntu Touch, que deverão ser mescladas à versão Desktop.

Você pode baixar o Ubuntu 13.10 direto no site oficial: ubuntu.com

 

 

 

Anúncios

Uma consideração sobre “Chega hoje o Ubuntu 13.10 – Saucy Salamander”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s