Ideologia ou Tecnologia?

Não é de hoje que sou chamado por alguns de “reacionário”. Dizem por aí que eu “ando somente com a multidão”, mas não garanto que andar sozinho seja realmente a melhor escolha.

Sou um cara fascinado por tecnologia. Gosto de tudo o que é high-tech, high-end, e gosto de Naruto, mas detesto Dragon Ball Z. Sou apaixonado por Ubuntu, mas divido meu tempo entre ele e o Windows 8. Devo escolher um lado? Por acaso isso é tipo Siths e Jedis?

Em dezembro de 2012, após ler os comentários de um certo “bom velhinho”, publiquei um post dizendo o que eu penso sobre liberdade. Sei que alguns usuários Linux que me odeiam com força por eu ser um pouco mais maleável com relação a alguns temas e não escolher apedrejar os outros. Foi assim quando defendi o Mono, quando defendi o Unity e quando defendi o Ubuntu. Quiseram me classificar de “vendido”, “câncer da comunidade” e etcétera. Whatever. O que pensam de mim é problema deles.

Quando digo que gosto de tecnologia, isso inclui a interface amigável do OS X, ou a interface polida e moderna do Microsoft Office frente ao maravilhoso mas horroroso LibreOffice/Open Office. Inclui os avanços significativos em usabilidade que o Ubuntu vem ganhando ao longo dos anos e da boa relação que o Linux Mint vem alcançando com sua comunidade.

Gosto de Software Livre, mas gosto de software bom. Não adianta ser livre e não ter usabilidade. Umas linhas de código pouco importam para quem não sabe o que fazer com elas. Gosto de games, mas eles têm de ter uma arte decente além de um bom enredo. Jogos indie não me chamam a atenção assim, tão facilmente. Gosto de Playstation 3, mas sou fascinado no Kinect e o jogo Dance Central do XBOX 360. Gosto do Android mas sonho mesmo em ter um iPhone 5. Gosto do Linux, mas uso Windows 8 as vezes. Tudo isso me faz um “vira-casaca”? Um “Microsoft Fag”? Não!

Sou profissional de TI e gosto de TI. Gosto de tecnologia e sei que ideologia não enche a barriga de ninguém (a não ser a do Stallman) e no papel de profissional de TI, devo ter um desprendimento que permita adaptar-me facilmente às demandas do mercado, assim como não acho válido um cara que conheça Java, C#, C++, C, Cobol, Erlang, MatLab, Phyton, Basic e  que saiba tudo isso na teoria, mas não seja especialista em nenhuma dessas linguagens. Foco é uma coisa, mente aberta é outra.

Sendo assim, quando escrevo sobre Ubuntu, escrevo sobre o que eu gosto: tecnologia. Quando escrevo sobre Windows, escrevo sobre o que eu gosto: tecnologia e quando eu falo que Stallman é um pé no saco, estou falando de ideologia, que num mundo ideal é lindo, mas se fosse verdade, não seria “um ideal” há tanto tempo.

No final, a verdadeira liberdade é a sua liberdade de mudar de ideia quando necessário.

Anúncios

3 opiniões sobre “Ideologia ou Tecnologia?”

  1. Oi Kadu, concordo em partes com o artigo… e em outras discordo…
    Não acho que a “Utopia” que o Stallman propõe não encha a barriga de ninguém pois já enche (os projetos e distribuições Linux, Android, etc)… fazer software de código livre e sem custo para o consumidor final não significa que o mesmo não possa dar lucros de um lado ou de outro… assim como canais abertos de televisão…. no final alguém paga, mas não é o consumidor final…. não acha?…

    Acho também que as empresas focam em oferecer exclusividade (só eu tenho este produto) sendo que um novo modelo de criação e desenvolvimento, no caso Código Livre (todos tem o produto, mas a maneira que eu ofereço o mesmo o torna diferente) traria muito mais benefícios pra todos, as empresas e o avanço da própria tecnologia em si.

  2. Eu também adoro tudo relacionado a informática e a tecnologia em geral…acho ridiculo essas guerrinhas de usuários. Tem muita gente que se acha superior só porque sabe mexer com Linux ou o fodão pois tem um MacOS, esse povão precisa crescer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s