Novidades da próxima versão do Ubuntu

O Ubuntu continua com o lançamento de duas versões por ano. A última versão, o Ubuntu 12.10, embora tenha integrado uma versão mais recente da GTK e trazido a novidade dos webApps, não trouxe estabilidade suficiente que fizesse este pobre autor migrar, já a alardeada versão 13.04, embora ainda em versão beta, tem se mostrado bastante estável para um beta, já que a nova abordagem da Canonical com o Ubuntu é “qualidade diária”.

Instalei a versão ainda em desenvolvimento durante o final de semana e fiquei espantado com a qualidade, beleza e estabilidade da mesma, salvo alguns detalhes, como o Apport, que algumas vezes aparece para lembrar que esta versão ainda carece de cuidados, ou o fato driver de áudio não funcionar com o microfone interno do meu Dell.

Compilei então algumas novidades com imagens e vou mostrar para quem não está acompanhando pelos veículos especializados em Ubuntu o que esta versão traz de novidades.

A primeira coisa notada ao se inicializar o sistema e entrar em sua área de trabalho são os novos ícones do BFB (a bolinha com o logo do Ubuntu que dá acesso ao Painel), do “Arquivos”, o gerenciador de arquivos anteriormente conhecido por “Nautilus”, a Central de Programas e o polêmico-novo-ícone do “Updater”, ou “atualizador”.

Novos ícones no Ubuntu
Novos ícones no Ubuntu

O painel – ou Dashboard (Dash para os mais íntimos) – recebeu melhorias consideráveis de velocidade. Ele traz a polêmica função de buscar na loja da Amazon resultados enquanto você pesquisa documentos ou programas em seu computador a fim de alcançar algum financiamento para o projeto e ainda te ajudar a encontrar itens de seu interesse, como músicas e filmes online. Claro, essa função pode ser desativada.

O painel agora faz buscas em lojas online
O painel agora faz buscas em lojas online

Uma função legal na nova Dash é a opção de visualização de informações sobre o programa ou arquivo com o clique do botão direito do mouse, ou a pré-visualização (ou seria “pré-audição”?) de arquivos de música – seja local ou online (no caso de resultado de buscas em lojas online).

Preview de música direito no dash - repare o progresso na última faixa
Preview de música direito no dash – repare o progresso na última faixa

 As setas à esquerda e direita do item permitem avançar ou retroceder aos itens próximos.

Outra novidade legal está também no Lançador. Quando houver mais de uma instância (ou simplificando, “janela”) de um mesmo aplicativo aberta, é possível alternar entre elas clicando-se com o botão direito do mouse e selecionando a opção desejada entre as opções que aparecem na quicklist do ícone da mesma. Também é possível alternar girando o botão scroll do mouse sobre o ícone da aplicação.

Troque entre janelas de um mesmo programa com o botão direito do mouse
Troque entre janelas de um mesmo programa com o botão direito do mouse

 O “Files”, nome mais bonito para o aportuguesado “Arquivos” e substituto para “Nautilus” recebeu melhorias visuais. Ícones mais simples e ainda assim mais bonitos – os chamados “ícones monochrome” – estão na lateral esquerda. Os botões estão mais arredondados, o menu de aplicação deu lugar para um minimalista botão localizado à direita da janela e enfim, o gerenciador de arquivos recebeu um visual mais “clean“.

Files, o gerenciador de arquivos, está mais bonito
Files, o gerenciador de arquivos, está mais bonito

O gerenciador de atualizações recebeu um cuidado especial, exibindo apenas informações relevantes e deixando de lado todas aquelas informações adicionais que nada serviam para um usuário leigo na hora de atualizar o sistema.

O Gerenciador de Atualizações está mais enxuto
O Gerenciador de Atualizações está mais enxuto

Outra novidade bem-vinda é a nova tela de desligamento/reinicialização | bloqueio do sistema/encerrar sessão quando dentro do ambiente Unity. Uma translúcida tela exibe botões ícones no estilo monochrome.

Tela de bloqueio
Tela de bloqueio
Tela de desligamento
Tela de desligamento

Na parte de customização, o sistema incluiu a possibilidade de desativar as workspaces e a opção de exibição do ícone “Mostrar área de trabalho” no lançador. Estas opções estão disponíveis em Configurações de sistema > Aparência > Comportamento.

Remova as workspaces ou ative o ícone de exibição da área de trabalho no Lançador
Remova as workspaces ou ative o ícone de exibição da área de trabalho no Lançador

Sob o capô, uma novidade bem-vinda é o kernel Linux 3.8, trazendo suporte para novos dispositivos, uma nova versão (7.0) melhorada, mais rápida e estável do plugin Unity, inicialização mais rápida e a possibilidade de autenticação em máquina remota pela tela de login.

Existem outras novidades não citadas neste artigo, algumas podem ser removidas sem aviso prévio até o lançamento por se tratar de uma versão ainda em desenvolvimento, e outras podem ser inclusas. O Ubuntu 13.04 será lançado no dia 26 de Abril, uma sexta feira.

Anúncios

8 opiniões sobre “Novidades da próxima versão do Ubuntu”

  1. Muito bom! Ainda não migrei por vários relatos de instabilidade, mas vi que estão progredindo muito desde a versão anterior, principalmente referente ao visual e o novo Kernel. Até agora a versão 12.04 LTS está me dando um óptimo suporte!

  2. Gostei das melhorias visuais. Porém ainda lamento muito pela ausência de um novo tema oficial. Ainda a mesma insistência no Ambience e Radiance (antiguados)), esteticamente incompatíveis com a beleza do lançador e do Dash.

    1. A migração é de versão para versão, sendo assim, será necessário migrar para o 12.10 e em seguida, o 13.04.
      Sugiro uma instalação.

      1. Você pode fazer a atualização do 12.04 com o próprio cd do ubuntu 13.04. Tem que estar conectado a internet. Vai em instalar ai tem a opção se você quer atualizar. Ai clica em atualizar ele vai atualizar tudo e você não vai perder nada. Detalhe tem que ser com o cd da sua arquitetura 32 ou 64.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s