Recuperação da MBR em sistemas que rodam Windows

O comprometimento do boot do sistema é um problema recorrente entre aqueles que buscam utilizar mais de um sistema operacional no mesmo computador, comumente o famoso combo Windows/ Linux. No decorrer do tempo o usuário opta por remover um dos dois sistemas e acaba se vendo em uma situação um tanto quanto complicada. O processo de remoção de um sistema operacional geralmente causado muita dor de cabeça aos usuários iniciantes, portanto estarei explicando a maneira mais fácil de realizar tal procedimento (ao menos a que eu conheço). Já existe um artigo parecido aqui no Orgulho Geek, caso queira dar uma olhada basta acessar este link.

MBR é o acrônimo para Master Boot Record, ela compõe o primeiro setor do seu Hard Drive e nela são mantidas as informações do gerenciador de boot e da tabela de partições do HD. Quando se instala um novo sistema operacional você normalmente acaba “sobrescrevendo” a trilha MBR com um novo gerenciador de boot, no caso do Linux existem o GRUB e o LILO, o primeiro é o mais utilizado atualmente. Em suma o gerenciador de boot é o software que permite a inicialização dos sistema operacionais e guarda informações muito importantes para tal. Se por algum motivo você arruinar essa trilha do seu HD a surpresa não será das melhores.

GrubERROR

Restaurando a MBR pelo Windows

Você precisa primeiramente arrumar um CD/DVD ou Pendrive* com a instalação do sistema. Pode ser a versão bagunça mesmo, contanto que seja compatível com o sistema já instalado na sua máquina.

Atenção! O Orgulho Geek e seus integrantes não são a favor da pirataria, apenas do livre fluxo da informação ;).

Após ter reiniciado o sistema com a mídia dentro do drive, basta prosseguir com o auxiliar de instalação, assim como você faz normalmente ao formatar o seu micro. Nessa etapa a única diferença é que ao invés de instalar o sistema você irá escolher a opção de recuperação do mesmo. Prossiga com a operação até conseguir acesso ao terminal. O caminho pode variar um pouco de acordo com a versão do Windows utilizado.

Após chegar no terminal você irá executar um dos seguintes comandos:

  • Windows 7: BOOTSECT /NT60 ALL /FORCE /MBR
  • Windows Vista: BOOTREC /FIXMBR
  • Windows XP: FIXMBRRecoverWindows

 


Restaurando a MBR pelo Ubuntu Linux

Se por algum motivo você não possui uma mídia do Windows em mãos, o próximo passo é arranjar uma imagem do Ubuntu que pode ser baixada aqui. Você irá gravá-la em um CD ou pendrive*.

Agora basta reiniciar o computador com a mídia já inserida na máquina e esperar o ajudante de instalação do Ubuntu iniciar. Selecione a linguagem e clique no botão para experimentar o Ubuntu, desta forma você estará utilizando o sistema no modo demonstrativo, aguarde alguns segundos até o sistema carregar.

Quando o Ubuntu estiver pronto para ser utilizado basta acessar o terminal (CTRL + T) e digitar os seguintes comandos (um por vez):

  • sudo apt-get install lilo
  • sudo lilo -M /dev/sda mbr

Pronto! Em teoria a sua MBR está restaurada, basta reiniciar o computador. Neste caso nós instalamos o gerenciador de boot LILO, mas você pode facilmente optar por instalar o GRUB no lugar, o que na prática não irá fazer muita diferença se você quiser manter o Windows instalado, já que a NTLDR/Windows Boot Manager irá sobrescrever o boot loader do Linux.

*Caso você não saiba como colocar a imagem de um sistema para rodar via pendrive, basta ler esses dois excelentes artigos aqui (Windows) ou aqui (Linux).

 

Post escrito por Thiago Majesk

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s