Bomba: Half-Life 3 exclusivo para Linux. Será?

// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//

Atualização: Devido a falta de fontes confiáveis, considere esse post um rumor. Não existe qualquer menção sobre a participação de Gabe Newell na agenda da LinuxCon Europe a fonte da notícia não é confiável.


Na UDS, Ubuntu Developer Summit, que ocorreu há duas semanas, um empregado da Valve, Dew Bliss revelou que o Linux é uma plataforma mais viável para jogos do que o Windows 8. Já na LinuxCon Europe, Gabe Newell, CEO da Valve declarou que o próximo jogo da série “Half-Life” será exclusivo para a plataforma Linux.

Half-Life 3 é a aguardada sequência que está em desenvolvimento por mais de cinco anos. Ela se inicia logo após os eventos de Half-Life 2: Episode 2 e foi prometido a conclusão do storyline de Gordon Freeman.

Membro da audiência: Okay, hmmm. E sobre Half-Life 3?

[audiência fica “acalorada”]

Newell: Engraçado você ter mencionado isso. Eu gostaria de dizer agora que o próximo jogo da série Half-Life será oficialmente exclusivo para plataformas Linux.

[audiência cochicha]

Newell: Muitos dirão “Gabe, não há uma base forte de jogadores no Linux. Você vai perder dinheiro!” Eu não me importo com o dinheiro. Eu me importo com os jogadores. Eles merecem uma experiência inigualável e eu espero entregá-los esta experiência. Este lançamento iniciará uma revolução gamer no Linux e irá prover uma virada dinâmica na área de desenvolvimento que está desesperadamente necessitada de salvar todos do pesadelo que é o Windows 8.

Membro da audiência: E se não houver uma revolução?

Newell: Será uma revolução! Tem que ser! Se eu não tivesse fé de que o Linux assumirá como uma plataforma de jogos, eu não estaria aqui. De fato, nós tivemos de reiniciar o desenvolvimento quando eu tomei a decisão de mover para o Linux. Half-Life 3 para Windows seria finalizado agora se eu não tivesse feito essa escolha.

Membro da audiência: Que tal iOS?

Newell: Exclusivo quer dizer exclusivo.

Membro da audiência: Então, que tal uma data de lançamento?

Newell: Não jogue essa pergunta.

Uma outra alfinetada sobre o Windows foi dada pelo desenvolvedor da CroTeam e do game Serious Sam 3, Alen Lavadac, que declarou:

Se isso fosse apenas sobre “ser baixado da Windows Store”, isso não seria um problema. Seria legal ter um lugar comum para baixar as coisas. Mas para ter um app naquela loja, ele terá de ser certificado pela MS. Isso significa trazer a “experiência do console” para dentro do seu desktop. Cada app que você pegar pela Windows Store terá de aderir a certos requerimentos impostos pela MS. De longe, nos sabemos que eles baniram jogos adultos, como Skyrim, CoD e Serious Sam.[*] Eles se esqueceram dos mods. Eles poderiam muito bem esquecer Open Source se eles quisessem. Mas mesmo se estes termos não estivessem lá, ainda existe o sistema de certificação. Com todas as suas desvantagens, incluindo datas de lançamento incertas, patches raros e e atrasos de patches, e tudo convergendo a ser mais caro e sugando mais.

2013 será um ano movimentado nos Desktops do mundo.

Com informações do blog Play4Real e do Ubuntu Vibes + a tecla SAP do Kadu.

Anúncios

5 opiniões sobre “Bomba: Half-Life 3 exclusivo para Linux. Será?”

  1. Rapaz que notícia bombástica mesmo * – *!!! Já tinha visto essa notícia em outro blog mas não com tantos detalhes quanto os que você deu agora :).
    Fiquei muito feliz e entusiasmado e ficarei aguardando esse grande game exclusivo para nos GNU/Linux users :D.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s