Penalizado por comprar o original

//
//

Antes de começar a cuspir fogo neste artigo, quero deixar claro que sou completamente contra a pirataria. Não adquiro produtos falsificados, e quando estimo e quero guardar algo, compro o original. Ok, ok, tenho algumas músicas, mas o que irei relatar me dá motivos e razão para nunca mais comprar.

Sou saudosista e adoro sitcons, séries de TV com uma pegada irreverente e que tem pessoas rindo ao fundo.
Na noite passada, resolvi assistir o segundo DVD do box de Friends – 1ª temporada, que comecei a colecionar dois anos atrás.

Já havia assistido ao primeiro DVD e na tentativa de tirar o estresse da semana, abri meu amado box e inseri o disco 2 na unidade de DVD do meu notebook. Os nove primeiros episódios eu já havia assistido, sendo que sete estão no disco 1, então, resolvi continuar a sequência e assistir o episódio 10 – “Aquele em que o Underdog escapa”. Ao clicar em assistir, não foi possível. O player informava um erro de acesso.
Saí do meu Ubuntu e entrei no Windows para ver se era algum problema pontual das bibliotecas de leitura de DVD que eu instalei (libdvdread e libdvdcss2). O Windows Media Player me deu uma mensagem sacana, informando que não era possível ler o conteúdo protegido. Mas como assim, Bial?

Xinguei a Warner, a Videolar, a MPAA, a RIAA, as Lojas Americanas, o Obama, a Rita Cadillac e o Tiririca.

Simplesmente fui penalizado por pagar R$ 39,90 no box original de algo que eu gosto. Se eu tivesse baixado da internet, seria só dar o play e quem sairia ganhando seria apenas eu, mas a partir do momento que decidi comprar o original, contribuí para que esta obra fosse valorizada e seus detentores de direitos recebessem pelo belo trabalho. Paguei por achar que eu teria o direito de assistir na hora que eu quisesse, onde eu quisesse, quantas vezes eu quisesse e no dispositivo que eu escolhesse.

Baixei o K9Copy (um software similar ao DVD Shrink) e fiz uma cópia do disco. A cópia funcionou perfeitamente, mas não estou feliz. Me senti enganado. Senti como se tivessem colocado o dedo na minha cara e me chamado de ladrão.

A indústria do entretenimento vem há anos marginalizando quem paga pelo produto que ela produz a fim de proteger sua propriedade intelectual e seus direitos de uso. Quem não paga e apenas “suga” e não paga, continua feliz e inatingível.

Desde ontem decidi não pagar mais por qualquer conteúdo de entretenimento, exceto jogos. Quero poder assistir livremente, onde eu quiser, tantas vezes quanto eu achar conveniente. Se quiser me prender, que me prendam. Se quiserem me processar, me processem.

Tenho os boxes originais da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 6ª e 7ª temporadas. Não compro mais. Vou baixar, assistir e ser feliz e se eu tiver de sofrer algum tipo de discriminação, que realmente haja alguma razão para isso.

No III Fórum da Revista Espírito Livre, Walter Capanema palestrou sobre o tema de uma forma bem provocativa e interessante.
E você? Já se sentiu lesado por pagar por algo e perceber que não possui direito nenhum sobre ele?

18 opiniões sobre “Penalizado por comprar o original”

  1. faço das palavras do Dionatan minhas palavras
    e acrescento um rsrsrssr e puts aff

    foi mal temos que rir pra pois chorar so vai chatear

  2. Na verdade, não precisamos mais nos preocupar(pelo ao menos com sanções jurídicas), já que a lei de Direitos Autorais no Brasil foi modificada.

  3. Tá, masssss…. Defeitos podem acontecer… Em algum momento vc procurou/solicitou algum tipo de reparo por parte de quem lhe vendeu o box?

  4. Isso me lembra aqueles Windows originais que aparecem ao usuário, mesmo depois de ter pagado 500 pila: “você pode ter sido vítima de pirataria de software”. O cara tenta registrar a cópia, não consegue. Liga pro suporte e eles propoem pagar a licença, e que se você não pagou, “não tem como dar errado”, e quando vc insiste dizendo que tem algo errado, eles transferem a ligação e fica mudo até cair…

  5. Kadu, primeiro acesso aqui no seu blog e tô gostando muito. Mas ficou uma dúvida: qual foi a mensagem sacana do WMP? E isso foi proteção por DRM?

  6. Essa indústria é realmente ridícula. Utiliza artifícios que só incomodam quem pagou e nada impedem a pirataria. Quer uma coisa mais “mala” do que um música comprada, mas que você não consegue ouvir por causa do DRM? Isso sem contar o preço absurdo.

    Ainda bem que já começam a aparecer no Brasil opções de streaming a preços justos, como o Oi Rdio e Netflix.

  7. Eu comprei um Xbox (só não escolhi o Ps3 por causa do Kinect…) e comprei o jogo Fifa 13… para quem não sabe, a mídia que o Xbox usa é o DVD diferentemente do Ps3… ví um amigo meu copiando o conteúdo do jogo para o HD do Ps3 pra não arranhar a mídia…

    Então pensei, vou fazer o mesmo com meu Fifa, pra não correr o risco de ficar trocando de mídia e correr o risco de arranha-lá…. no dia seguinte, tentei rodar o jogo “instalado” no meu Xbox… mas ainda sim o recebi uma mensagem do console exigindo a mídia para jogar, dizendo que tenho que ter o conteúdo original… Ora bolas, pra que serve então essa tal de “instalação”???

    Vou ficar tendo que inserir minhas mídias… enquanto quem DESBLOQUEIA o aparelho pode ‘entopir’ o hd (que nem precisa ser o original do Xbox) de jogos piratas e jogar diretamente nele…

    UM ABSURDO!

    1. Se fosse assim tão simples todos iriam fazer questão de comprar um HD antes de qualquer jogo e assim que adquirir instalar ele depois revender. Isso não contribuiria em nada para os desenvolvedores, com 10 cópias vendidas o mundo todo poderia ter. A instalação ajuda sim a mídia, muito, eu sempre instalo um jogo assim que adquiro, mas é o mínimo pedir a mídia.

  8. @deividluduvico A instalação no xbox serve apenas para evitar que o console fique toda hora acessando o DVD e fazendo um barulho horrível, evitando também que ele fique riscado. Mas na hora de jogar o console exige a colocação do DVD como forma de autenticação.
    @Kadu Concordo com sua revolta, mas existem meios jurídicos para obtenção de ressarcimento pelo defeito no produto. o Código de Defesa do Consumidor está aí para isso…

    1. É Alex, mas o quem “desbloqueia” o Xbox não precisa de inserir mídia alguma… jogo TUDO direto do hd… externo por sinal! Sem precisar ser o hd “da” M$…

      Se você prestar atenção no post, é justamente sobre isso que se está falando… você paga mas não tem direito nenhum… quem “não paga” tem todo direito…

      1. Adoro esses meus leitores observadores! =D

        É isso aí, @Deivid. Quem paga é penalizado e quem não paga às vezes se diverte o dobro.

Deixe um comentário

