Ubuntu poderá trazer tela gráfica de configuração de boot

//
//
Matthew Paul Thomas, do time de design da Canonical, está trabalhando em uma nova interface gráfica que tornará muito mais fácil configurar o GRUB2.

Um novo painel de inicialização será incluso em “Sistema”, categoria de configurações do sistema.
Confira alguns rabiscos na página de Wiki do Ubuntu.

De algumas opções interessantes mostradas, incluem-se a de auto-detecção de sistemas instalados e a opção de reinicializar em outro sistema. O destaque mesmo fica para a opção de reparar o software de inicialização (GRUB) direto pela interface gráfica.

Segundo Thomas,

“Nas últimas semanas, eu tenho desenhado uma GUI para configurações básicas do Grub2.

A ideia é prover, na instalação padrão do Ubuntu, uma interface de usuário para as opções que as pessoas configuram de vez em quando, então, você não precisará fuçar o grub.cfg ou /etc/grub.d/ pelo Terminal. Isto não quer dizer que será uma reposição para ferramentas complexas como o Boot-Repair.”

Vale lembrar que o Ubuntu 12.10 já passou da fase de implementação de funções e esta pode não vir nele.

Com informações do Ubuntu Vibes

 

4 opiniões sobre “Ubuntu poderá trazer tela gráfica de configuração de boot”

  1. Na boa véi, eu acho que o que está faltando mesmo no ubuntu, é parar de ficar fazendo novas versões com o mínimo de modificações a cada 6 meses.

    Eu acho válido a canonical ficar lançando novas funcionalidades e atualizações opcionais e ficar mandando atualizações de correções de bugs.

    Essa de nova imagem não cai bem nem para os usuários, nem para os desenvolvedores.

    Fora que fica uma impressão de que somos os “ratos de laboratório” da canonical.

  2. Ótimo, realmente acho que já está na hora de ter uma opção dessa.

    Só acho que poderia ser negativo se virar algo como o Compiz Config Settings Manager. Algo importante para o sistema, ao alcance de qualquer usuário iniciante, que possa danificar o sistema. Mas acho que seria uma boa.

Deixe um comentário

