Gabe Newell, da Valve, revela que decidiu investir no Linux porque o Windows 8 é uma "catástrofe"

// < ![CDATA[
//
// < ![CDATA[
//

Newell na Casual Connect
Gabe Newell explicando o porquê de investir no Linux

O homem por trás (ui!) da Valve, Gabe Newell fez declarações contudentes na noite de 24 de Julho, na última noite da conferência anual de videogames – Casual Connect, em Seattle. Segundo Gabe, o Windows 8 será uma “catástrofe” que irá levar os fabricantes de produtos a abandonarem a plataforma. Segundo reportado pelo site AllThingsD, Gabe declarou que a única coisa que atrasa o Linux é o suporte aos jogos.

“O grande problema que está atrasando o Linux são os jogos. As pessoas não fazem ideia o quão importante os jogos são no direcionamento do comportamento do consumidor,”

Newell continuou:

“Nós queremos fazer isso o mais fácil possível para os 2500 jogos no Steam rodarem no Linux. É uma estratégia de cobertura. Eu acho que o Windows é uma catástrofe para todo mundo na área de computação pessoal. Eu acho que nós vamos perder um pouco da fatia de fabricantes de PCs, que irão sair do mercado. Eu acho que as margens serão destruídas por algumas pessoas. Se isso for verdade, então vai ser bom possuir alternativas para enfrentar essa eventualidade.”

No começo desse ano, o CEO da Stardock, Brad Wardell escreveu um artigo para o Kotaku, relatando sobre os problemas do Windows 8. Wardell chamou o novo sistema operacional da Microsoft de “pesadelo da usabilidade”. Se outros desenvolvedores acharem a mesma coisa,possivelmente eles estarão mais do que dispostos a seguirem o exemplo de Newell e partirem para a plataforma Linux.

Newell também falou sobre telas touchscreens, chamando-as de (tecnologia de) “curto prazo” e dizendo que ele acha que o futuro da interação será através de pulseiras eletrônicas e que o futuro será de “computadores usáveis” (no termo de vestimentas).

Em 2011 a Valve começou a montar um time para portar para Linux a Source Engine, e o primeiro jogo a sair para o sistema utilizando a plataforma Steam será Left 4 Dead 2, que está em estágio avançado de desenvolvimento e será disponibilizado ainda nesse ano. Ainda no mês de Julho, a Valve lançou um blog para postar o andamento dos trabalhos na transição da tecnologia para o Linux. Também juntou seu time desenvolvimento ao time de desenvolvimento de drivers para placas gráficas Intel, a fim de fazer o melhor driver de vídeo de código fonte aberto para o Linux.

Inicialmente, a Valve suportará apenas o Ubuntu, mas poderá, gradualmente, atender às outras distros.

Fonte: Kotaku americano.

Anúncios

6 opiniões sobre “Gabe Newell, da Valve, revela que decidiu investir no Linux porque o Windows 8 é uma "catástrofe"”

  1. Olha, a todos os amigos que aqui postam ou leem, um desabafo: estou com muita vontade de que as previsões do Newell tornem-se verdades, principalmente no que tange esta empresa que agora ainda possui a maior fatia do mercado.

    Quero de coração que esta empresa agora comece a pagar por todo seu histórico de arbitragem, falcatruas, deslealdade e descompromisso com o usuário.

    Se vocês forem voltar no tempo observando tudo que esta empresa já fez, verão que no fundo ela somente fez coisas para seu benefício próprio, praticando monopólio, e todos sabem que esta prática prejudica e muito o consumidor final.

    Espero que os planos da Valve em portarem os 2500 jogos de sua plataforma seja alcançada com sucesso, pois quero ver o ambiente Linux com muito mais jogos de qualidade do que tem hoje.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s