Bastion no Ubuntu recebe suporte ao controle do XBox 360 (e outra novidade)

As informações abaixo são referentes à versão do game Bastion instalada através da Central de Programas do Ubuntu

Um item que me deixou triste em Bastion (o único), assim que comprei o pack Humble Indie Bundle, foi a falta de suporte ao controle do Xbox 360. Jogar no teclado e mouse realmente não é o meu forte em games não-fps, assim, joguei um cadinho e fiquei na expectativa do suporte.

Após a última dica que dei sobre Bastion, tive algum problema com o vídeo Intel (sempre apresentava algum tipo de erro após a inicialização do sistema, mas não era visível e não causava qualquer transtorno. Apenas uma mensagem de erro e nada mais). Percebi que o software OpenShot (que uso para fazer algumas brincadeirinhas em vídeo) “sumiu” e não era possível sua reinstalação devido a algumas incompatibilidades de libs entre as aplicações.

Triste e desiludido, precisando mais do OpenShot do que de Bastion, resolvi formatar meu notebook e reinstalar os apps do zero. Até aí beleza, quando percebi que Bastion estava rodando sem a necessidade de qualquer instalação adicional, mas depois de uma atualização, o mesmo erro (a tela toda preta e apenas o ponteiro do mouse) persistiu…deixei de lado por uns dois dias… hoje, resolvi integrar a primeira solução ao próprio game, e deu certo. Mais ainda…deu super certo e fiquei feliz com a descoberta: O controle do XBox 360 funcionou perfeitamente.

Jogar com o controle em Bastion melhora (e muito) a experiência do game.

Veja na lateral inferior direita da imagem os indicadores de botões de ação do controle do XBox 360.

Sobre as dicas anteriores para Bastion

Não recomendo a instalação da lib indicada no artigo anterior, e de quebra, vou ensinar abaixo como integrar a solução de ativação da função de descompressão de gráficos da Intel diretamente no lançador do jogo. Confira:

Primeiro, abra o Terminal (atalho: CTRL + ALT + T) e digite o seguinte comando:

sudo nautilus

O Terminal irá solicitar sua senha de administrador. Digite-a e pressione Enter, então o navegador de arquivos se abrirá.
Abra o disco “Sistema de arquivos” e navegue pelas seguintes pastas: /opt/bastion/Bastion/

Uma vez dentro de Bastion, localize o arquivo “bastion64.sh” (no caso de seu sistema ser 64bits. Caso contrário, localize bastion32.sh, ou bastion.sh se houver). Dê um clique duplo sobre o arquivo e na janela de execução ou exibição (exemplo abaixo), selecione a opção Exibir.

O editor de textos padrão do sistema será aberto. Remova os dois pontos e ponto após LD_LIBRARY_PATH=lib64:. exatamente como na imagem abaixo , dê um espaço e insira o seguinte código: “force_s3tc_enable=true” (as aspas). Confira na imagem como ficará:

#!/bin/bash

cd /opt/bastion/Bastion
LD_LIBRARY_PATH=lib64  force_s3tc_enable=true ./Bastion.bin.x86_64
exit $?

Em seguida, clique em “Salvar”, feche o documento e o Terminal (o navegador de arquivos se fechará junto com Terminal).
Pronto! Seu Bastion agora irá rodar sem a necessidade de instalação de libs incompatíveis com outros aplicativos!

Anúncios

7 opiniões sobre “Bastion no Ubuntu recebe suporte ao controle do XBox 360 (e outra novidade)”

  1. Seu controle do Xbox é o wireless? Se sim, como consigo configurar o controle? PQ ele funciona mas fica desconfigurado e os só achei ajuda na net para o ubuntu 8.04 e que não funcionou na versão mais recente!

    Se vc sabe configurar o controle wireless do Xbox no ubuntu faz um tutorial para nós simples mortais usuários de ubuntu! =P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s