Desenvolvimento de software: Modelagem no Linux com Astah

Na última semana, começamos uma série que trata de desenvolvimento de software. Iniciamos com dois artigos que tratam de processos relacionados à análise de sistemas, que é primordial para um projeto de grande porte. Agora, vamos nos focar em ferramentas, IDE’s, programas e outros itens que podem ser usados para o desenvolvimento de software no Linux.

Neste e neste artigo, você viu que, dentro do projeto de um sistema, existe um passo que é a modelagem. Mas, o que é modelagem?

A modelagem de um sistema pode abranger diversas áreas, por isso, existem diversos tipos de modelagem:

  • Casos de uso
  • Diagrama de classes
  • Diagrama de Atividades
  • Diagrama de estados
  • Diagrama de sequência
  • Diagrama de comunicação

Existem outros tipos de diagramas, mas os diagramas citados acima são os mais utilizados.
Estes diagramas seguem uma linguagem própria, a UML (Unified Modeling Language).

Os objetivos da UML são: especificação, documentação, estruturação para sub-visualização e maior visualização lógica do desenvolvimento completo de um sistema de informação. A UML é um modo de padronizar as formas de modelagem. [Wikipedia]

Existem diversas ferramentas de modelagem UML disponíveis, incluindo livres e não-livres, mas a melhor que testei até o momento disponível para as principais plataformas do mercado, incluindo o Linux, é o Astah.

O Astah era um programa conhecido por Jude, mas esta versão foi descontinuada, software ganhou um novo nome e ganhou versões pagas e livres. A versão gratuita, o Astah Community possui algumas restrições de funções que estão espalhadas por outras versões do Astah, como o Astah Pro e o Astah UML, como a opção de importar e exportar classes .java.

Antes de instalar o Astah Community, será necessário instalar o Java da Oracle. Para isso, abra o Terminal e execute os seguintes comandos:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update

Após este comando, o Terminal irá solicitar sua senha. Digite-a e ele irá solicitar que você pressione Enter para confirmar a operação de inserção de um novo canal de software. Pressione Enter e aguarde finalizar a inserção. Após concluída, insira o próximo comando:

sudo apt-get install oracle-jdk7-installer

Após a conclusão da instalação do Oracle JDK, baixe o pacote .DEB do Astah Community, que pode ser baixado gratuitamente no site Astah.net e instale-o normalmente.

 

 

Anúncios

8 opiniões sobre “Desenvolvimento de software: Modelagem no Linux com Astah”

  1. Ola, tenho uma duvida em relação ao astah*, preciso saber com qual modelos de processo (ageis e tradicionais) ele é compativel e por que, se puderem me ajudar agradeço.

    1. Ramon, o Astah community é gratuito.
      Como ainda sou acadêmico, não tenho alguns conhecimentos para dizer com quais modelos de processo ele é compatível.
      Posso dizer que com o Astah Community é possível criar diagramas de classes, de casos de uso, de atividades, de sequência, de componentes, de comunicação e outros.
      Minha sugestão é que você baixe o programa, que está disponível para todas as plataformas e faça o teste a fim de verificar se o mesmo se enquadra em seus requisitos.

      Abraço

    1. Não. Você pode importar classes em Java para os modelos UML no Astah UML, mas o diagrama de sequência não são montados automaticamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s