Interfaces: afinal, existe mais de uma?

Não é raro as pessoas ligarem a palavra “Interface” à Interface Gráfica de Usuário (GUI) dos programas e sistemas operacionais. Isso não é um erro, mas é um pensamento um pouco “restritivo”. Restritivo pois o conceito de interface vai além do que aparece na tela.

Interface gráfica do Apple Lisa, de 1983
Interface gráfica do Apple Lisa, de 1983

Inicialmente, a interface era considerada o hardware e o software com o qual o homem e o computador podiam se comunicar.

“Historicamente, as interfaces foram utilizadas como forma de registrar e transmitir informação desde os primórdios da civilização. Qualquer que seja o meio de comunicação, há sempre uma interface na interação mediada ou quase mediada: o layout de um livro, o aparelho de telefone, o controle e a tela da televisão, o teclado e o monitor do computador, para citar alguns. Cada tipo busca, com seu design próprio, tornar-se de fácil uso e o mais atraente possível para o usuário.”

Cruz, 2001

Ou seja, podemos considerar um celular como uma interface entre duas pessoas que se conhecem, mas estão distantes. Ou então, a maçaneta de uma porta como uma interface entre uma pessoa e porta, o teclado e o mouse são interfaces entre o homem e o computador, o Kinect é um tipo de interface entre o jogador e o jogo…Resumindo, a interface é uma camada entre duas partes.

Softwares possuem interfaces que vão além da interface gráfica. Existem camadas internas dentro uma aplicação bem construída e mesmo entre aplicações diferentes. Um tipo de interface que é usada em programação orientada a objetos são as DAO – Data Access Object.

Imagine, por exemplo, como funciona a operação entre as empresas de cartão de crédito e os sites e-commerce. Será que os sites de vendas online devem conhecer as regras de negócio das empresas de cartões de crédito? Claro que não!
São definidas então interfaces, que expõem os nomes das funções necessárias para a operação e quais são os dados requeridos para ela, assim, as regras de necgócios da empresa de cartão de crédito ficam seguras com ela e o único contato entre as duas partes é a interface.

Mas e as interfaces de usuário?

As interfaces de usuário mais comuns são:

  • Teclado
  • Mouse
  • Microfone
  • Telas
  • Interfaces Gráficas de Usuário (GUI – ícones, botões, janelas, etc)
  • Interfaces de Linha de Comando (CLI)
  • Controles de vídeogames

Porém, houve uma evolução do conceito, o que levou à inclusão dos aspectos cognitivos e emocionais do usuário durante a interação humano-computador, mas para fins práticos, vamos tratar apenas do físico.

“WTF que isso é uma interface!” pensa uma pessoa leiga

As interfaces são então uma superfície de contato entre duas entidades, como a tela do Smartphone, a maçaneta da porta, uma torneira…

Sendo assim, a forma da interface deve refletir a forma física das partes da interação, como a maçaneta da porta deve caber na mão de uma pessoa, e o ato de girá-la, deve acontecer de forma natural (para baixo), ou então, o mouse, que deve ser desenhado para caber na palma da mão. Chegamos então ao ponto da interface refletir o que deve ser feito com ela.

Concluindo, podemos dizer que:

“uma interface é uma superfície de contato que reflete as propriedades físicas das partes que interagem, as funções a serem executadas e o balanço entre poder e controle.” (Laurel, 1993)

Nas interfaces gráficas de usuário, o que vemos são “metáforas”. Estas metáforas serão assunto de um próximo artigo sobre interfaces. Aguardem!

Anúncios

7 opiniões sobre “Interfaces: afinal, existe mais de uma?”

  1. Muito bom o texto, aguardando o próximo.
    Estou me interessando por usabilidade e seus textos estão me dando uma noção básica.
    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s