Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 – O "trabalho dos sonhos"

// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
Finalmente, ficou pronto!
O livro “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0” ficou pronto em um nublado domingo de Abril, a apenas quatro dias do lançamento do sistema o qual ele aborda: O Ubuntu 12.04.

Quase dois anos depois do lançamento de um dos trabalhos de referência sobre Ubuntu no Brasil, o primeiro Guia está disponível no Baixaki, possui apenas prós, comentários cinco estrelas e mais de 44.000 downloads. Só no Baixaki.

A capa do primeiro livro Ubuntu – Guia do Iniciante e a capa do Guia 2.0

O projeto do livro se iniciou ainda em Janeiro de 2011, quando foi anunciado um novo Guia.

Devido ao início de meu curso superior, minha primeira graduação, não pude tocar a todo vapor o projeto durante o primeiro semestre de 2011, o que resultou em um retrocesso e um avanço.

O retrocesso se deu devido ao atraso. Queria ter feito o livro para 2011, mas eu precisava de mais conteúdo. O conteúdo, a pesquisa por mais material de qualidade e a melhoria foram vindo no segundo semestre, quando decidi deixar que o livro fosse escrito para o próximo LTS do Ubuntu, assim, seu conteúdo não se perderia nas versões de curto suporte. Comecei devagar em Junho de 2011, guardando material.

Em Julho, escrevi mais alguns itens. No dia 31 de Dezembro, enviei uma versão inicial, ainda sem ilustrações para o professor João Fernando, da revista Espírito Livre. Tinha apenas 64 páginas.

Como em Janeiro era férias de faculdade, dei uma adiantada no material. No dia 23/01, eu já tinha 140 páginas. Não poderia parar. Ainda tinha conteúdo para colocar.

Em Fevereiro começaram as aulas. Terceiro período, trabalhos, enfim. Algumas coisas no caminho, mas eu já tinha chegado a 180 páginas. O que estava complicando era a interface do sistema mudando um ou outro detalhe a cada semana e eu sempre precisando alterar o livro. Ideias continuaram vindo…

Em Março veio a oportunidade de dar uma palestra para os alunos iniciantes nos cursos voltados para TI da faculdade Católica Salesiana. Cada aluno levou uma ainda imatura cópia do livro impressa em papel A4 e P&B.

Nos finais de semana seguintes, nada de filmes, pipoca, barzinho com amigos, namorar…eu havia feito um compromisso com a comunidade, e este compromisso tinha de ser cumprido. Foram mais de 300 horas de trabalho. Um trabalho valioso.

Procurei parceiros, mostrei o trabalho para algumas pessoas. Umas gostaram, outras não deram atenção. Um possível patrocínio foi retirado logo em Janeiro, mas nada disso me fez desistir. Eu amo meu trabalho. Amo escrever e passar conhecimento à frente e é por isso que comecei este projeto e tinha de ir até o fim.

Na próxima quinta-feira, dia 26 de Abril, estarei entregando à comunidade livre um dos mais abrangentes trabalhos sobre Ubuntu. Nada oficial. Tudo feito por mim. Desde os textos, as pesquisas, a diagramação, a capa…

Desejo que este trabalho sirva para os próximos cinco anos. Que a comunidade em torno do Linux seja realmente livre e deixe as diferenças de lado. Que lutemos por um bem comum, e que façamos o nosso melhor, assim como eu fiz com este trabalho com esforço e dedicação. Com amor.

Nos veremos outras vezes neste blog. Nos veremos em trabalhos futuros, e o Ubuntu, que até este momento tem sido o motivo principal de meu trabalho, de minha paixão, continuará em meu coração. Contudo, é hora de alçar voos mais altos, alcançar novos horizontes, e retornar à comunidade ainda mais maduro, mais experiente e dividir tais experiências com vocês, meus leitores e amigos.

Estarei disponibilizando no blog uma página exclusiva com o livro. Gostaria que, de onde quer que venham as indicações, que o download fosse feito por ela. Coloquei também à disposição um fórum para discussões que venham trazer algum crescimento. Discussões sadias. Paz.

 

Boa leitura, sucesso no aprendizado e nos desafios, e como não poderia deixar de desejar…

Ubuntu para todos vocês!

Carlos Eduardo do Val

Anúncios

30 opiniões sobre “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 – O "trabalho dos sonhos"”

  1. Parabéns Kadu!
    É com grande satisfação que vejo você vencendo mais esta etapa e iniciando novas trilhas. O grande diferencial do seu trabalho é a forma clara que escreve e a ‘paixão’ que nos transmite ao tratar o assunto. Graças a você eu venci o preconceito sobre algo que não conhecia e hoje sou usuário e defensor do Ubuntu.
    Que venham novas conquistas para que eu tenha o prazer de comemorar com vc!
    Anderson Sanguinete

  2. Está muito show a obra, bem completa para o usuário que quer migrar para o Ubuntu e cobrindo também parte de virtualbox e Wine tornou a obra ainda mais interessante, meus parabéns e continue assim com esse espírito que falta em tantos profissionais de T.I humildade e iniciativa de compartilhar o conhecimento.

        1. Ah, quem me dera!
          Imprimi aqui. Metade do livro comeu um cartucho inteiro de tinha colorida (Deskjet 1600 – cartucho 60 HP).
          Caro pra chuchu! rss

  3. Parabéns!

    Esse livro tem muito esforço, dedicação e principalmente o CONHECIMENTO de alguém que vai longe!

    Seguir em frente sempre!!!! Esse é o segredo e PARABENS.

  4. Parabéns! É gratificante ler seu relato e sua determinação pelo que faz. Sem dúvida nenhuma esse material vai ser de grande utilidade pra quem ainda teme usar o Linux. Sucesso sempre =)

  5. Cara, tentei baixar o guia o dia inteiro, mas sempre no final acaba dando erro.

    Por favor, dê uma checada nisso.

    Desde já grato.

    1. Eder, obrigado pelo feedback. Acabei de fazer um download completo sem problemas aqui.
      Tá acontecendo picos de até 30 pessoas fazendo download ao mesmo tempo, o que pode comprometer eventualmente algum dos mirrors.

      Peço desculpas pelo inconveniente,

      Abraço

  6. Oi ..Td bem Garoto lembra de mim?

    Esses dias ti vi em frente o Salesiano,aposto que tava saindo do curso,fiquei sabendo disso aqui pelo facebook da facul,….Olha Parabens,ru ja to com a minha copia do Guia e to adorando,até voltei a usar meu Ubuntu que tava parado,pois to meio sem tempo ultimamente,Mas adorei o trabalho e ti desejo muito sucesso,Sumiu do msn..Ve se aparece,pra gente comentar mais…SUCESSO O/

  7. Adorei a inciativa.
    São pessoas como vc que faz a diferença neste mundo: Disponibiliza solidariamente o produto de sua inteligencia e capacidade, numa época em que a maioria vai mesmo é em busca do lucro fácil! Parabéns!!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s