Ubuntu 12.04: Conheça as mudanças e melhorias

// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
Próximo da chegada da versão beta 2 de desenvolvimento do Ubuntu 12.04, tomei a iniciativa de instalar o sistema em minha máquina pessoal, um Core i3 com 8GiB  e partir para o teste. Descrevo abaixo algumas mudanças sutis, compreendendo que o Ubuntu 12.04 é a melhoria das implementações feitas no Ubuntu 11.10.

Estabilidade, rapidez e fluência

O Ubuntu 12.04, mesmo em beta 1, se mostra um sistema mais maduro do que o Ubuntu 11.10. A estabilidade do computador, levando aspectos como abertura de programas, travamento de aplicativos, consumo de memória resposta ao clique estão muito melhores. A Central de Programas, um dos itens mais demorados de se abrir com o Ubuntu 11.10, está rápida, o Painel inicial está rápido, a mudança entre Desktops está melhorada.
O Unity, embora em melhoria até o RC, já sofreu alguns reinícios por aqui, mas posso considerar falhas de beta que existiam na versão final do 11.10. Espero que até o lançamento estejam corrigidas.
Neste momento, o 12.04 traz o kernel Linux 3.2.0.19, o que pode ser alterado até a versão final.

As novidades: coerência e beleza

As novidades que vẽm no Ubuntu 12.04 são um refinamento do que veio no 11.10. Pequenos detalhes foram tratados e dão uma coerência maior ao uso do sistema. Já na tela de login, o modo de seleção de ambiente foi melhorado e o plano de fundo acompanha o plano de fundo do Desktop do usuário selecionado.

Paraselecionar outro ambiente (se houver outro ambiente Desktop instalado), clique no logo ao lado do nome do usuário e a lista de ambientes Desktop é exibida.

Uma inconsistência corrigida foi a tela de diálogo de desligamento do computador à partir da tela de login. Agora ela segue o padrão de tema do sistema, o Ambiance. No Ubuntu 11.10, a caixa de diálogo parecia vinda do Windows 95. Veja a melhoria:

O Lançador do Ubuntu recebeu algumas importantes modificações, como o destaque do ícone do Painel Inicial (chamado de BFB) tem seu fundo alterado de acordo com o plano de fundo. O mesmo acontece com o ícone da Lixeira, dos discos montados e do Spaces.

Aplicativos e locais especiais, como a Pasta pessoal, o tocador de músicas Rhythmbox, o de vídeo Totem, o gravador de discos Brasero e alguns outros, receberam uma lista de opções utiliza-se o clique direito do mouse sobre seu ícone no Lançador. São as “Quicklists”.

O Painel Inicial perdeu aqueles itens enormes na primeira tela, a tela “Home”. Agora os aplicativos mostrados são os destaques de arquivos, músicas e documentos.

O Painel inicial também ganhou uma nova “Lente”, que permite buscar vídeos na web (Youtube, por exemplo) direto do Desktop. Faltou a integração com o player de vídeo. Ao clicar em um vídeo, o navegador de internet é aberto na página do vídeo.

As áreas de trabalho (Spaces), embora continuem compartilhando ícones entre si, agora possuem propriedade sobre o aplicativo aberto, o que significa que, ao abrir um aplicativo dentro do Desktop 2 e usar o recurso Alt+Tab no Desktop 1, ela não será exibida. Em minha opinião, isso não é uma melhoria.

E por falar em Alt+Tab, o recurso ganhou uma melhoria. Uma pré-visualização de janela ao pressionar a tecla de seta para baixo. Confira:

Considerando um caso de uso, no Ubuntu 11.10, ao selecionar vários arquivos para copiá-los utilizando o mouse, ao clicar nos itens selecionados com o clique direito do mouse, a “seleção” desaparece e, por vezes, pode confundir. No Ubuntu 12.10 esse detalhe foi corrigido, além dos retângulos que cobrem o nome do arquivo/pasta quando selecionados ter ganhado um visual mais suave com o arrendondamento das pontas.

Um detalhe que também estávamos tão acostumados, que nem percebíamos, é que as janelas, antes, quando tinham algo destacado em seu interior, mesmo em segundo plano, continuavam com o mesmo destaque da janela em foco. As janelas em segundo plano agora têm seu destaque reduzido. Confira:

Na parte de controle do sistema, o painel de Configurações do Sistema ganhou um destaque diferenciado. Agora recebeu ícones entre as categorias de configurações. Também teve o item “Privacidade” adicionado.

Em aparência, a primeira mudança é a troca de lado de seleção do plano de fundo. Agora, a demonstração fica do lado esquerdo. Também é possível alterar o tamanho dos ícones do Lançador, o que não era possível em versões anteriores sem a utilização de ferramentas de terceiros.

Aparência também ganhou uma nova aba, “Comportamento”, que permite alterar o comportamento com o Lançador. Agora é possível escolher se ele ficará fixo, ou se ficará oculto, e, quando oculto, a forma de interação para que ele apareça. Repare também no item que identifica o item atual e o caminho percorrido até ele. Poderá ser melhorado até a versão final ou no Ubuntu 12.04+.

O item “Privacidade”, no Painel de Configurações, permite apagar os registros de atividades no computador, Ideal quando um computador é compartilhado com amigos ou família. Esses registros incluem aqueles que o sistema mostra (arquivos salvos, utilizados, páginas visitadas, documentos criados, vídeos assistidos, músicas tocadas) e são exibidos nos destaques do Painel Inicial.

Novos recursos não serão mais adicionados à essa versão do Ubuntu (12.04), visto que a partir do releases Beta, apenas são implementadas as correções e melhorias dos itens adicionados durante o a versão alfa.

O Ubuntu 12.04 será lançado em 26 de Abril, e juntamente com ele, o blog OrgulhoGeek irá liberar o livro “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0”. Aguarde mais novidades.

Anúncios

12 opiniões sobre “Ubuntu 12.04: Conheça as mudanças e melhorias”

  1. Primeiramente, parabéns por mais um ótimo poste, ficou muito bom.
    Ainda bem que concertaram aquele dialogo de desligamento, esta muito feio do jeito que esta no 11.10 :s.
    Uma pequena observação é que no alt+tab do Ubuntu 11.10 já funciona as teclas direcionais :), e a parte de ficar independente em cada desktop eu também não vejo como melhoria não :s.
    Logo a baixo dessa parte do alt+tab você escreveu sobre selecionar vários arquivos “(…) No Ubuntu 12.10 esse detalhe foi corrigido,(…)”, é 12.10 mesmo ou já foi ajustado no 12.04?

    Espero que você não me interprete mau :). Boa noite e até mais!!!
    Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

  2. Excelente post Kadu!
    Só uma questão, você afirmou que testou o sistema num computador com processador i3 e 8 Gb de memória. Meu notebook também tem esta configuração e eu gostaria de saber se você usou a versão i386 ou amd64?

  3. Cara, primeiramente meus parabéns pelos posts, adorei as informações prestadas por você! Sou fã de carteirinha do movimento GNU e da utilização de software livre.

    Agora gostaria de lhe perdir um favor caso seja possível…

    Adorei o papel de parede “Beta_1.20”, teria como você me mandar?

    Te agradeço. Obirgado.

  4. Amigo, sou novato no Linux, baixei via pendrive o Ubuntu 12.4, um amigo meu deletou o Windows e fez a instalação, só que, ele começa direitinho depois de algum tempo trava geral e só vai desligando manualmente. Existe solução? Ah! entendo pouco de informática e não quero voltar para o Windows. Desde já agradeço e parabéns pelo blog!

  5. SEGUINTE TROQUEI UMA ESTAÇÃO COM 10.04 PELO 12.04.1 E A MAQUINA FICOU LENTA, O PAINEL INICIAL TRAVA E AI AFORA, TENHO 26 ESTAÇÕES NA REDE COM 10.04 E ZERO DE PROBLEMAS.

    1. Carlos, assim como o Windows não atende a todos os requisitos de hardware, o Ubuntu também não atende.
      Para rodar o Ubuntu 12.04, é necessário possuir um hardware compatível com bons recursos gráficos. O ideal é a placa gráfica seja de médio desepenho no mínimo (como os computadores com processador Core i(x) e Intel GMA HD3000 ou superior).

      Caso queira colocar uma versão mais atualizada com o Ubuntu 12.04, sugiro o Xubuntu, com ambiente XFCE, que é leve, estável e traz recursos atuais do sistema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s