Canonical anuncia substituto à altura da Barra de Tarefas para o Ubuntu 12.10

O time de design do Ubuntu, que trabalha para a Canonical, anunciou no último dia 16, a implementação de uma melhoria (e também de usabilidade) no Ubuntu 12.10. Trata-se da troca de tarefas.

Funciona no Windows – pelo menos até o 7 – e deveria haver algo similar no Ubuntu com Unity. O Ubuntu anterior ao 11.04 trazia o ambiente Gnome 2.x em estado natural, e este vinha com uma “barra de tarefas”, onde aplicativos abertos possuíam seus respectivos indicadores. Aplicativos e janelas minimizadas ficavam também na barra. Para abrir uma janela especifica, bastava clicar em seu correspondente e ela seria restaurada ou maximizada. No Unity, isso se perdeu, mas será reencontrado no Ubuntu 12.10.

Ao clicar no ícone indicando uma aplicação aberta (com a seta na lateral esquerda), será exibido um preview das instâncias daquele aplicativo. O Firefox foi usado como exemplo na imagem acima.
À partir do preview, o usuário poderá maximizar a janela desejada, ou mesmo fechá-la direto daquele ponto, poupando tempo. As janelas do preview deverão se adequar para tomar o maior espaço possível na tela. Para restaurar uma ou outra janela, basta clicar em seu respectivo preview.

A função de fechar janelas será adicionada ao atalho Super + W (tecla com logo do Windows + w), tornando-o muito mais útil.

Finalmente, anunciaram que será possível “filtrar” as janelas através de digitação. Não sei como será aplicada essa solução, contudo, parece interessante.
Segundo Jon Lea, que fez o anúncio, esta melhoria não virá no 12.04 devido ao fato de não estar pronta na ocasião do Interface Freeze (parte do desenvolvimento em que as mudanças na interface são congeladas, para que se possa começar o desenvolvimento da documentação envolvendo a interface e interação com usuário).

O time de design da Canonical anunciou diversas melhorias no sistema e nós, do OrgulhoGeek, fomos os primeiros a replicar as informações em português, incluindo novidades que poderiam vir no 12.04 e foram postergadas para o 12.10 mostradas em janeiro e a documentação sobre multi-gestos e múltiplos monitores.

Estamos acompanhando o dia a dia da evolução do sistemas e fazemos o melhor para que a notícia chegue até nosso leitor de forma segura e confiável. Sem rumores, sem falsas espectativas. Matamos à pau!

Anúncios

Uma opinião sobre “Canonical anuncia substituto à altura da Barra de Tarefas para o Ubuntu 12.10”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s