Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0: A cinco passos do paraíso

Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 versão de desenvolvimento 0.9.5. Faltam apenas 0.0.5 para chegarmos ao ponto de lançamento do trabalho que começou em 2011, mas de Dezembro para cá que tornou-se o tão longo Guia 2.0.

As metas de desenvolvimento do livro foram mantidas, com um mínimo de 180 páginas de conteúdo (exatamente o que eu havia previsto, com a inclusão de um capítulo inteiro sobre Terminal e alguns itens avançados, como permissões de arquivos, LSB – Linux Standard Base e informações adicionais) relevante e didático, totalmente ilustrado.

Parte do trabalho teve de ser adiada, visto que, para atender o Ubuntu 12.04 na data de lançamento, a obra teve de ser modificada várias vezes durante seu desenvolvimento, acompanhando as mudanças do sistema. As férias acadêmicas não foram aproveitadas com viagens ou finais de semana com amigos. Foram de trabalho duro, testes diários de ISOs do sistema, correções de textos, prints de tela e diversos artifícios que foram tomados para que este trabalho chegasse a um nível de excelência não alcançado pelo primeiro Guia.

Os últimos itens a serem incluídos são “Conexão 3G”, “Escolha do ambiente na tela de login” e finalmente, um sumário e o índice remissívo, para posterior envio para que um profissional de Letras possa corrigir.

Algumas pessoas tiveram acesso ao conteúdo em desenvolvimento, afim de dar um feedback para que a obra ficasse ainda melhor. Alguns deram o feedback, como o colega de faculdade Flávio Afonso, que, incansavelmente, leu e releu várias vezes o livro em busca de erros ou onde uma informação poderia ser adicionada. Suas sugestões de inclusão de trechos de frases de Linux Torvalds para o documentário “Revolution OS” e uma explicação do termo LTS foram muito bem-vindas e aplicadas. Maudy Pedrão, do blog Ubuntu Dicas, embora não tenha sugerido conteúdo, deu um feedback positivo. Ainda estou aguardando o feedback de Tiago Hillebrandt, do blog tiagohillebrandt e de Ivan Fuzzer, do Ubuntero.

Meus agradecimentos especiais para Flávio Afnoso e Anderson Sanguinete, que já escreveu alguns artigos para o Orgulho Geek, e, claro, para todos os nossos leitores.

O livro “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0” será lançado no dia 26 de Abril, juntamente com a próxima versão do Ubuntu.

 

Anúncios

3 opiniões sobre “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0: A cinco passos do paraíso”

  1. Estou muito feliz e orgulhoso por estar acompanhando seu desenvolvimento. Sei muito bem sobre sua dedicação e esforço para nos brindar com um texto de excelente qualidade e linguagem acessível a pessoas como eu, que pouco entendia do assunto, e hoje sou usuário e grande propagador do Ubuntu. Parabéns meu grande Amigo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s