Ubuntu 11.10 – Sinal verde para instalação

Dias atrás, escrevi um artigo muito, muito duro com o Ubuntu. Era uma análise crítica da situação do Ubuntu 11.10 na ocasião do lançamento e os bugs que ele possuia ainda uma semana após o evento, mas…

No lado livre da força, as coisas tendem a ir muito mais rápido do que estamos acostumados com os softwares proprietários. Muitos dos problemas que estavam presentes no Ubuntu na semana de lançamento estão praticamente eliminados, entretanto, devo deixar claro um detalhe importante:

“Baixar o sistema, custa um download de ~700MB, enquanto a atualização, feita à partir do sistema já instalado, sai por mais de 900MB, pode provocar alguns efeitos indesejados devido às diferenças de kernel e drivers. Minha sugestão é “Faça uma instalação limpa, depois atualize o sistema via Gerenciador de Atualizações (Painel > digite “Atualiza” e pressione Enter).”

Para quem usou a opção de atualizar e não consegue inicializar o sistema por qualquer motivo (normalmente “travamentos”), siga a diga abaixo:

Ao ligar o computador com o Ubuntu, você pode ter acesso ao gerenciador de inicializações Grub antes do Boot. Ele irá aparecer se seu sistema travar durante o boot e você reiniciar o computador. No Grub, localize a opção “Previous Linux Versions“. Ele irá mostrar então a versão anterior do Kernel. Inicialize por essa opção e pronto. Você terá acesso completo ao Ubuntu 11.10. Após algumas horas de uso, o sistema se estabiliza e tudo volta ao normal, inicializando automaticamente pelo kernel mais recente.

Se você quer um Ubuntu estável, seguro e bonito, a hora de mudar para o 11.10 chegou.

Anúncios

8 opiniões sobre “Ubuntu 11.10 – Sinal verde para instalação”

  1. Kadu, mas qual exatamente foram os problemas resolvidos? Eles atualizaram pro Kernel 3.1 do Linux?

    Lembro que tive alguns problemas com o Gnome 3.2, que ainda prefiro ao Unity. Acho mais bonito, prático e o mais importante, estável =D

    1. Na verdade, ainda não atualizaram o kernel, João. Melhoraram a estabilidade do sistema (travamentos não ocorrem mais na linha Sandy Bridge) e muitos bugs foram corrigidos. É perceptível no uso do dia-a-dia. Eu uso diariamente em meu notebook e em meu pc, e posso afirmar que, no quesito “experiência de uso”, o Ubuntu 11.10 melhorou muito nas últimas duas semanas. (vide comentário de Daniel San)

  2. Concordo!!! Antes realmente o Ubuntu 11.10 estava com muitos bugs, não valendo a pena mudar de uma outra versão estavél para a atual!!! Mas a mais ou menos 1 semana quando começaram a sair as atualização e correções de bugs esta tudo mudando!!! Ainda tem alguns bugs que eu notei que não foram corrigidos mas estou usando o Ubuntu 11.10 tranquilamente agora e já estou recomenda a todos a nova versão!!!

  3. O Carlos tudo bom olha estou tendo um problema com a instalação do Ubuntu no Samsung Rv 411 core i3 Hd 320 3g de Ram, instalei mas os aplicativos não funcionam corretamente ja revirei vários sites e nada de solução de repente você pode postar um artigo sobre esse problema para nos ajudar já que percebi que vários usuários desse modelo de computador não conseguem instalar o ubuntu. Desde já agradeço.

    1. Ivan, acontece que para dar um diagnóstico sobre o Samsung RV 411, é necessário que eu tenha o computador em mãos, o que não é o caso.
      O interessante seria fazer uma busca no oráculo sobre “Ubuntu Samsung RV 411”, afim de verificar as soluções que usuários da comunidade tenham encontrado.

      Peço desculpas por não ter a resposta 😉
      Abraço

  4. O Carlos vlw vou continuar a procura se tiver alguma noticia sobre problemas de instalação do ubuntu nesse modelo e alguma solução ou fonte das mesmas posta ai que fiquei fã de seu blog abraço brigado ass:Ivan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s