Ubuntu: Onde está o ícone “Meu computador”?

// < ![CDATA[
//

É uma das primeiras perguntas que um veterano usuário de Windows faz ao ver um computador com Linux. Mais especificamente, com Ubuntu. A resposta é simples: está bem na sua frente, com tudo o que você tem direito!

O Windows possui um navegador de arquivos chamado “Explorer”. Possui também uma pasta chamada “Meu Computador”, que reúne os discos locais, discos de rede, dispositivos de midia removível (CD, DVD, etc) e dispositivos removíveis (flash drives, etc). Através da pasta “Meu computador” do Windows, o usuário pode entrar nas pastas de sistema, de programas e se não tiver experiência ou não souber o que está fazendo, pode causar um belo estrago no sistema.

O Ubuntu possui um navegador de arquivos chamado “Nautilus”. O objetivo do Nautilus é o mesmo do Explorer: permitir que você acesse de maneira simples as pastas de seu computador, entretanto, no Ubuntu é irrelevante que um usuário que não possui conhecimentos avançados em configuração de sistema tenha acesso aos arquivos do sistema, mas eles estão lá, de forma discreta, mas estão lá. Mais especificamente na raiz do disco “Sistema de arquivos”.

Enquanto no Windows, o acesso aos drives estão em Iniciar > Computador > [ [Disco Local C:] [Disco Local D:] [ Unidade de CD/DVD] ], no Ubuntu, você pode ter acesso a estes mesmos itens através do ícone Pasta pessoal > Computador > [HDs locais] (na barra lateral esquerda).

À partir daí, torna-se desnecessário ter uma pasta “Meu computador”, já que, para acessar os outros dispositivos, basta clicar no ícone correspondente. Para abrir o dispositivo em outra janela, basta segurar a tecla CTRL e clicar no ícone desejado com o botão “scroll” do mouse.

A redundância aí é um ponto que foi eliminado do Ubuntu, sendo, portanto, desnecessário manter no sistema um link que pode ser acessado com a mesma quantidade de cliques que seria feito para acessar um dispositivo de armazenamento qualquer.

Para ter acesso ao tipo de informação que o Windows apresenta quando se clica em “Computador” com o clique direito do mouse e seleciona propriedades (resumindo, “Propriedades do sistema”), basta digitar “Informação” no Painel e clicar na primeira opção.

Esta é mais uma dica que estará no livro “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0”, que sairá em Abril de 2012.

Anúncios

Uma opinião sobre “Ubuntu: Onde está o ícone “Meu computador”?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s