Americanas.com e a credibilidade do comércio eletrônico

Um dos maiores sites de compras do Brasil, o Americanas.com (que nada tem haver com as lojas Americanas), hoje, parte de um grupo (B2W) detentor também do Submarino.com.br está crescendo vertiginosamente em números de reclamações de consumidores insatisfeitos com a política de vendas do site.

Quando o consumidor entra em uma loja física para adquirir um produto, espera das duas opções, uma: sair da loja com o produto em mãos, ou que o produto seja entregue em sua residência.
Quando o consumidor decide comprar pela internet, compra principalmente por um dos dois motivos à seguir: Comodidade e oferta.

Agora, que tal você clicar no botão “Comprar”, pagar o produto e descobrir que a empresa que te vende o produto, não tem o produto e nem sabe que quem deveria ter, não tem? Pois é assim que a Americanas.com está trabalhando.

Depois de ter terceirizado boa parte do trabalho que ela realizava e ter entrado para o ranking de uma das piores empresas para se fazer negócio, ela é, hoje disputa juntamente com a Tim Celular o posto de “Mais reclamadas dos últimos 12 meses” do site ReclameAqui.com.

A mensagem que o cliente recebe, normalmente é assim (abaixo o e-mail que eu recebi):

Prezado(a) carlos eduardo carmo do val,

Recebemos informações do nosso fornecedor de que o produto abaixo listado sofrerá atraso na entrega.

23853825 – Note Core 2 I3 2310M 2GB 500GB 15,6” W7B – ACER

Para atendê-lo(a), estamos pesquisando se há disponibilidade do item em outros fornecedores, no entanto, ainda não temos previsão de reposição.

Você também pode optar pela troca por outro produto do mesmo valor ou pela troca por vale-compra no valor pago pelo produto no ato da compra, incluindo frete.

Pedimos desculpas pelo inconveniente e nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos no telefone 0 23 11 4003-4848.

Atenciosamente,

Atendimento Americanas.com

http://www.americanas.com

Depois de ter recebido essa mensagem, descobri que é sempre melhor comprar em um lugar onde se possa conferir a reputação dos vendedores. O ReclameAqui.com me mostrou a reputação do Americanas.com, e pelo que vi…os vendedores do MercadoLivre estão muito melhor em termo de responsabilidade e respeito com o cliente. Confira abaixo a nota do cliente e quantos clientes (que reclamaram no ReclameAqui.com.br) voltariam a fazer negócios com o Americanas.com:

O prazo para entrega do produto que comprei se encerra no dia 08/09. O SAC informa que, se eu não receber nenhuma mensagem até o prazo de vencimento de entrega, o produto será entregue. Aguardemos essa novela.

Enquanto isso, confira abaixo dois vídeos interessantes sobre o Americanas.com

Depois de ter terceirizado boa parte do trabalho que ela realizava e ter entrado para o ranking de uma das piores empresas para se fazer negócio, ela é, hoje disputa juntamente com a Tim Celular o posto de “Mais reclamadas dos últimos 12 meses” do site ReclameAqui.com.

Para finalizar, confira abaixo uma reportagem de Santa Catarina, de um casal que adquiriu parte da mobília de sua loja no site Americanas.com e a gravação de um cliente indignado com a falta de compromisso da empresa:

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10 opiniões sobre “Americanas.com e a credibilidade do comércio eletrônico”

  1. Também não tive problemas com a americanas.com. Mesmo que, uma certa vez, demorando mais do que a entrega de outros sites, não ocorreu problema, foi dentro do prazo estipulado.

    Estou evitando as americanas.com , a loja virtual do walmart tá bem melhor, entregando rápido o que é pedido.

  2. O fato de não ter acontecido conosco, não desdiz que ele inexiste. Americanas tem sido sim inadimplente e deve ser punida. Como bem dito no artigo, “vendedores que estão no mercadolivre.com tem sido mais honestos do que demais vendedores on-line.”.

  3. Amigos, não é dizer ou desdizer. Os gráficos estão lá no ReclameAqui.com.br, é questão de ver ou não. Basta entrar lá e pesquisar por Americanas e ver os resultados. Não sou apenas eu, mas mais de 30.000 pessoas em situação similar nos últimos 12 meses. E o vídeo acima? De onde será que tiraram essa acusação contra o Americanas?

    Pode não ter acontecido com vocês, mas acreditem, uma hora poderá acontecer, e vocês irão procurar exteriorizar a revolta com essa falta de respeito de alguma forma…nem que seja “xingando muito no Twitter”. =D

  4. Oi Kadu.
    Sou totalmente solidária a vc, pois comprava na Americanas.com desde 2004 e tive três problemas sérios e até o último épisódio não tenho mais vontade de fazer compras nesta loja virtual, pois fiquei quase 6 meses espernndo a troca de um produto, quer dizer 4, que deveriam ser travesseiros pena de ganso sem odor e macios e que na verdade eram feitos das penas podres dos gansos. Depois de muitas ligações e e-mails finalmente a troca. Infelizmente as vezes temos q abdicar de nossos direitos por falta de tempo, minha vontade foi de ir ao juizado de pequenas causas, mas quando?

  5. Eu comprei meu primeiro produto “notebook” em 2004, chegou sem problemas e até mesmo antes do prazo. Mas, para minha decepção total em agosto deste comprei um celular para presentear meu marido, o prazo de entrega era 08/09 porém não chegou, fui informada pelo fone que está indisponível no estoque, sem previsão alguma e nem mesmo tem atualização no “Acompanhe seu pedido.” Já fiz diversas reclamações e nada. Resultado? Encontrei o mesmo aparelho no Magazineluiza.com e comprei na sexta, hoje já fui informada q o produto foi separado no estoque e está sendo encaminhado para a transportadora. Indignada com o Americanas.com já enviei diversas mensagens no SAC pedindo cancelamento do pedido e para garantir que eles não vão colocar o pagamento no cartão de crédito eu usei o cartão em outra compra para não deixar limite sequer.
    Infelizmente comprei antes de ver esta postagem. Mas, não caio mais nessa.

  6. Estou quase na mesma situação!

    Efetuei uma compra em novembro de 2012 com a promessa da entrega ser feite em até 26 dias úteis… O primeiro problema foi justamente eles venderem um produto que não tem em estoque, aí tive que esperar quase um mês para a “chegada do produto”, agora a novela é com a entrega. Já me deram 2 novos prazos e nenhum dos dois foram cumpridos, sem contar que você liga para a central de atendimento, acessa o chat online, envia e-mail e nenhum retorno concreto é dado! Acho que o jeito é acionar judicialmente…

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