O ótimo "Lanterna Verde" estreia no Brasil

Lanterna Verde – O Filme, uma grande produção da Warner/DC sobre heróis. Possívelmente a melhor, depois de “O Cavaleiro das Trevas”, estreou nesta Sexta Feira, 19 de Agosto, bem atrasadinha em relação ao lançamento americano.

O filme conta a história de Hal Jordan, que recebe de um alien moribundo chamado Abin Sur um anel que lhe concede habilidades extraordinárias, de acordo com sua capacidade criativa e o torna um patrulheiro espacial chamado de “Lanterna Verde”.
A Terra está localizada no setor 2814, dos mais de 3000 setores do universo. Hal é designado a ser o patrulheiro deste setor e recebe treinamento de um ex-aluno de Abin Sur: Sinestro.

Hal, em sua primeira missão, tem de enfrentar o terrível vilão Parallax, que se alimenta de medo e representa uma ameaça para a Terra e para o planeta QG da tropa dos Lanternas Verdes, Oa, e está sob permanente supervisão dos Guardiões.

A história do filme é o mesmo clichê de sempre: O chamado, a descoberta, a negação, a mocinha, o perigo, o retorno triunfal, a ameaça a humanidade, o salvamento heroico e o beijo no final. Conta também a origem do personagem (que, na minha opinião, ficou bem convincente em relação aos quadrinhos) e mostra que, ao que parece, a DC aprendeu um pouco com a Marvel no cinema e trouxe um filme Top-Top.

Lanterna Verde pode não ter feito uma bilheteria de sucesso nos Estados Unidos e ainda ter conquistado uma nota “meia boca” pela crítica da veja, mas para os fãs de HQs, foi um prato cheio. Aventura, Poderes, efeitos especiais de ótima qualidade e um herói “humano”.

Confira o trailer abaixo e procure o cinema mais perto de você.

Lanterna verde traz no elenco Ryan Reynolds como Hal Jordan/Lanterna Verde, Blake Lively como Carol Ferris, Tim Robbins e Peter Sasgaard sob a direção de Martin Campbell.

PS: Não saia quando os créditos começarem a aparecer.

PS2: Continuar lendo a partir daqui é de sua inteira responsabilidade.

Para quem não conhece o Lanterna Verde “Hal Jordan”, pode achar que sua vida de herói foi sempre “heroica”. Não foi bem assim…

Alguns eventos ocorrem no ano de 1993, quando Superman morreu, voltou da morte e teve de enfrentar quatro “impostores”. Dentre esses impostores, um grande vilão, o Superciborgue, lançou uma bomba sobre Coast City, a cidade de Hal Jordan, dizimando toda a população local.
Hal ajudou Superman a derrotar os vilões e recuperar seu espaço, mas perdeu todos os entes queridos nessa “quest”.

Após esses eventos, Hal sentiu-se tentado a usar o poder do anel para trazer de volta sua cidade, mas seu pedido foi negado pelos guardiões. Enfurecido, ele então enfrentou e aniquilou toda a tropa dos Lanternas Verdes, assassinou quase todos os anões e lançou-se dentro da Bateria Central, absorvendo todo seu poder, assumindo a alcunha de Parallax e tornou-se um dos maiores vilões do universo DC.

Um anão escapou e então chegou na Terra à beira da morte. Com ele, havia um último anel e esse anel ele deu a Kyle Rayner, um desenhista de quadrinhos.

Anos se passaram e uma ameaça sem precedentes chegou à Terra: uma criatura chamada “Devorador de Sóis”, que simplesmente absorvia toda a energia de grandes estrelas. Era o fim da Terra.
Com a Liga da Justiça sem muita coisa para fazer, Superman sem poderes (afinal, sua energia vem do Sol), algo tocou o coração de Hal e ele então se sacrificou, em um ato de redenção, para salvar a humanidade do congelamento e aniquilação total.

Mais um tempo se passou e a DC Comics resolveu trazer de volta o bom e velho Hal. Para isso, ela contratou Geoff Johns para dar uma explicação para tais acontencimentos e revitalizar a franquia.

Johns então criou uma cadeia de  eventos, que incluía a “impureza” da energia amarela, a energia que impõe e se alimenta do medo no interior da bateria central. Essa impureza impregnou Hal até que ele fosse dominado pela entidade Parallax e fez tudo o que fez.

Explicado esse ponto, era hora de separar os dois e colocá-los cara-a-cara. Daí, surgiram, então, outros Lanternas: Azul, Vermelho, Lilás, Negros…zumbis…e por aí vai…

O Lanterna Verde é um antigo herói da DC, mas que ganhou mais notoriedade no início da década de 90. O primeiro Lanterna Verde foi Alan Scott e sua origem não trazia nada de “intergaláctico”.

Para saber mais sobre a história do Lanterna Verde, sugiro o podcast do blog Jovem Nerd “Lanterna Verde e o arco-íris de energia” e a animação “Lanterna Verde: Primeiro Voo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s