Amizade muito além de pontos de vista diferentes.

Os produtores de X-Men: First Class (entre eles Bryan Singer, diretor dos dois primeiros filmes) optaram por um recomeço e apresentam as origens dos mutantes da Marvel. O roteiro escrito pelas duplas formadas por Ashley Miller e Zack Stentz (O Agente Teen, Thor) e Jane Goldman e o cineasta Matthew Vaughn (Stardust, Kick-Ass) tem sua narrativa bem construída, inserindo a trama em situações como a Guerra Fria e a tentativa de iniciar uma Terceira Guerra Mundial.

Poster oficial

“X-Men: Primeira Classe” conta o inicio da saga dos X-Men retratando o começo da amizade dos jovens Charles Xavier e Erik Lensherr. Ao mesmo tempo que aprendem a desenvolver seus poderes, começam a trabalhar juntos com outros mutantes para impedir uma nova Guerra. Mesmo lutando juntos por um ideal, os jovens amigos não compartilham seus pontos de vista e fazem escolhas diferentes, dando origem a dois grupos distintos: A Irmandade de Magneto (Erik Lensherr) e os X-Men do Professor X (Charles Xavier).

O filme é ótimo pela harmonia encontrada em uma série de bons elementos, dificultando o tratamento isolado dos mesmos. Porém, a escolha dos roteiristas por alguns destes elementos não passa despercebida aos leitores da Marvel. Podemos destacar dois importantes exemplos. O primeiro é a amizade entre Erik e Charles, um dos focos do filme, que originalmente teve início nos campos de concentração, onde o próprio Charles era médico.

Capa da 1ª edição dos X-Men

Outro exemplo diz respeito a idéia transmitida pelo próprio título: Primeira Classe. Como demonstrado na capa acima, os mutantes que formaram a primeira turma do Professor Xavier nos quadrinhos foram Anjo, Fera, Jean Grey (conhecida como Garota Marvel), Ciclope e o Homem de Gelo. Mas da mesma forma que o universo dos quadrinhos sempre é recriado, as adaptações no roteiro são necessárias para adequar as histórias. Uma coisa é certa: X-Men: Primeira Classe é um filme que merece ser conferido.

Direção: Matthew Vaughn

Roteiro: Matthew Vaughn, Jane Goldman, Ashley Miller e Zack Stentz

Elenco: James McAvoy (Professor Xavier), Jason Flemyng (Azazel), Michael Fassbender (Magneto), Nicholas Hoult (Hank McCoy/Fera), Edi Gathegi (Darwin), Bill Milner, Kevin Bacon, Lucas Till (Alexander Summers/Destrutor), Caleb Landry Jones (Sean Cassidy/ Banshee), Álex González (Maré Selvagem), Jennifer Lawrence (Mística).

Referências:

CUNHA, Roberto. X-Men:Primeira Classe. Disponível em: http://www.adorocinema.com Acessado em 23/06/2011 às 20:43.

SALGADO, Lucas. X-Men:Primeira Classe. Disponível em: http://www.adorocinema.com Acessado em 23/06/2011 às 20:52.

VILAÇA, Pablo. X-Men:Primeira Classe. Disponível em: http://www.cinemaemcena.com.br. Acessado em 23/06/2011 às 20:37.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s