Anúncio oficial: Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 começa a ser escrito

Na postagem anterior, anunciei segunda edição do Guia do Iniciante do Ubuntu. Mas como não escrevi nenhum tipo de declaração, vou aproveitar este momento e deixar abaixo algumas dicas de como será a nova edição do Guia.

Livro_Ubuntu_2.0

O Guia do Iniciante 2.0, como o nome diz, é a próxima versão do livro, que contará com novos tópicos, abordando as novidades presentes na próxima versão do Ubuntu, o Natty Narwal, contudo, o conteúdo escrito na primeira edição não poderá ser aproveitado para esta nova versão, pois seus direitos pertencem a editora Universo dos Livros, que por vez, não distribui o livro em livrarias. Apenas em bancas de revistas e em seu site.

Além de abordar as novidades, o novo Guia entrará mais fundo no uso de aplicativos padrão do Ubuntu e terá um capítulo inteiro dedicado à suite de escritório, além de trazer dezenas de informações sobre o uso do terminal e da Central de Programas.

Como o nome diz, o Guia será voltado para iniciantes e por isso, mais uma vez, contará com uma linguagem fácil, acessível e dicas inteligentes.
Contará também com um novo layout, adequado para leitura em monitores.

Diferente do primeiro livro, que além de ter sido projetado para estar à venda em livrarias e que teve conteúdo suprimido em sua versão editorial, esta nova edição trará todo o conteúdo renovado, atualizado, reescrito e muito mais completo, mas desta vez, será distribuido exclusivamente via internet e estará disponível para download durante toda a vida útil das informações nele contidas. Isso significa que ele sempre poderá ser compartilhado por todos.

Para que este projeto torne-se um sucesso maior do que foi o primeiro, é necessário a opinião e o auxilio da comunidade envolvida no processo, visto que o primeiro livro foi inteiramente escrito por mim, sem o auxílio de informações por parte de ninguém.

Espero contar com a colaboração dos parceiros que divulgaram o trabalho na primeira edição mais uma vez, com divulgação e com apoio e incentivo, pois, além de trabalhar em horário integral, também estarei bastante atarefado com a faculdade que inicio no mês de fevereiro.

Capa_Livro_Ubuntu_2

Anúncios

10 opiniões sobre “Anúncio oficial: Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 começa a ser escrito”

    1. Yes, meu caro @katimbau. Ele estará disponível para baixar e redistribuir à vontade. Seria ótimo se todos os downloads do livro fossem feitos direto daqui, mas, como aconteceu com o primeiro livro, imagino que este também irá para as redes de compartilhamento de arquivos e discos virtuais, como rapidshare, MegaShare, e outros.
      Embora seja possível baixar o primeiro Guia por diversos sites web afora (incluindo o Baixaki), exceto aqui no blog, pois embora eu seja o autor, os direitos autorais do livro pertencem a editora Universo dos Livros / Digerati. Hoje fiquei sabendo que o livro encontra-se esgotado para venda na editora.

  1. Boa! O primeiro livro foi muito bom. Esperando pelo 2.0.

    Uma coisa que queria saber, cada versão terá um novo livro? 11.04, 11.10, 12.04?

    Abraço.

    1. Não, Daniel. Este livro virá para cobrir os novos recursos do Ubuntu, como Unity, e também será mais aprofundado que o primeiro livro.

    1. Bruno, fiz uma migração de projeto do Natty para o Oneiric (Ubuntu 11.10) por ter a certeza de que ele estará mais maduro com as novas funcionalidades e interface (Unity), assim como com o ambiente QT 2D.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s