Mockup: Registro de usuários Ubuntu

É uma eterna relação de informações desencontradas. Pesquisas mostram que o Linux possui menos de 1% de usuários de desktop, outras mostram que podemos ser mais que isso, mas, como saber o que realmente é verdade e o que não é?

Para ter os números nas mãos e direcionar suas campanhas, inovações e outros, a Apple solicita algumas informações ao final da instalação do MacOS, e, em minha opinião, a Canonical deveria fazer o mesmo: solicitar algumas informações aos usuários de Ubuntu em uma nova instalação para direcionar seu trabalho para públicos-alvo. Veja a mockup que eu fiz nesta madrugada.

registro_ubuntu2

Não é doloroso, o usuário coloca a informação que quiser, compartilha o que quiser. Ao final da instalação, já poderá estar logado na rede UbuntuOne, com seus arquivos sendo automaticamente sincronizados (como a imagem de usuário, preferências de sistema, temas, fontes e links pessoais da sources.list). Usuários novos já seriam registrados automaticamente, bastando inserir o e-mail e a senha e pronto.

A informação sobre a ocupação seria utilizada da seguinte forma: A Canonical, de posse das informações sobre que tipo de usuário tem usado seu sistema, poderia fácilmente levar estes números às grandes softhouses e fazer o caminho para que eles venham até nós.

No final da tela, o “Your Ubuntu User number” mostra o seu número de usuário Ubuntu cadastrado na rede UbuntuOne, que, logo, é o número de sua instalação. Já pensou “Dez milhões, duzentos e trinta e sete mil quatrocentos e sessenta usuários”? É um número suficiente pra convencer o Steam, não?

Deixe sua opinião.

Anúncios

21 opiniões sobre “Mockup: Registro de usuários Ubuntu”

  1. Acho uma ótima idéia !
    E acho que poderia ser, sinceramente, um serviço padronizado e disponível para TODAS as distribuições, tipo como é o counter.li.org, onde cada distro implementaria sua telinha de informações e tal. Assim, contaríamos com mais informações ainda, não só infos do Ubuntu.
    Legal mesmo…

  2. Também concordo ,,,, e pode ajudar os desenvolvedores .
    É sempre bom saber quantos usuários e que tipo de uso eles fazem do sistema.

    Ótima sugestão

  3. Cara, a ideia é simplesmente sensacional. Mensurar a quantidade de usuarios do Ubuntu e ainda, de quebra, já criar cadastro e conectar ao One é realmente uma grande sacada.

    Acho interessante (se ainda não o tiver feito) publicar sua ideia no Ubuntu Brainstorm (http://brainstorm.ubuntu.com), é lá que são concentradas as novas ideias e de onde saíram boas inovações!

    Abraços.

  4. Excelente idéia. Gostaria de ver isso na próxima versão do Ubuntu. Agora se ficar só na teoria não muda nada. Sugiro que os criadores desse idéia (sensacional) tente entrar em contato com integrantes da equipe do Ubuntu para ver se seria possível fazer isso nas próximas versões do Ubuntu.

    1. Com certeza. Numa atualização, coloquei asteriscos nas áreas obrigatórias para a conclusão da instalação, afinal, ninguém compartilha aquilo que não quer, porém, quando compartilha, pode ter alguns benefícios a mais. Esta é a ideia por trás da ideia. Saber o que os usuários fazem da vida (profissão, estudos, etc). Assim, poderia ser feito campanhas direcionadas a públicos específicos. Coisa de marketing mesmo.

  5. mas ai seria obrigatorio ter a internet conectada para a instalação.

    Mas ai a solução seria mandar um “ping” após a instalação.

    De qualquer forma sou a favor da ideia

    1. Não, Ricardo, não é nem de perto parecido. O ideia, além de registrar a instalação, é que o usuário automaticamente faça parte (se assim desejar) da rede UbuntuOne.
      Qual usuário recém-migrado irá se preocupar (ou se lembrar) de ir no linuxcounter se registrar?

  6. Achei bem interessante esse registro, mas não achei onde fazer no Ubuntu 10.10.

    Onde posso acha-lo?

    Fora isso, sensacional o Blog, acesso todos os dias.

    1. Então, campeão, esta tela é um “mockup”. Mockups são montagens, seja por programa de edição de imagens, seja por criação de programas que não existem. Simplificando, é uma “prova de conceito”, algo tipo “como fiacria se fizesse” ou “poderia fazer assim”, logo, você não encontrará esta tela em nenhuma versão do Ubuntu.

      Mesmo assim, obrigado pelo interesse e por visitar o blog diariamente.

      Forte abraço

  7. na verdade já existe, só não me recordo o pacote agora (alguma coisa com “ping” no nome) ele envia infomaçõoes de seu computar e SO pra canonical

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s