Atualizado: Tenha um slideshow de wallpapers no Ubuntu

24/10/2010 – Atualização: Novo artigo mostrando como ter um slideshow de wallpapers de modo muito mais fácil: Slideshow de Wallpapers no Ubuntu de jeito fácil Clique no link e coloque em prática.

O Ubuntu ainda não traz por padrão a função de troca automática de wallpapers, comum no Windows 7 e no Mac, entretanto, você pode criar um slideshow de papéis de parede facilmente com um pequeno script em Python escrito pelo programador Johan Harjono (Thanks, Canadian Friend).

Tenha em apenas uma pasta as imagens que você deseja que fiquem trocando em intervalos regulares de tempo.

O script é simples e pode ser alterado conforme o tempo que você deseja que fique cada wallpaper e o tempo que levará cada troca.

* Primeiro, acesse este site e faça o download do script  “Wallpaper_Slideshow.py” (o link está em “First, download the script here ) . Extraia o arquivo para uma pasta. De preferência, a raiz da sua pasta pessoal.

Abra o terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite o seguinte comando:

~$ python wallpaper_slideshow.py a_pasta_com_as_imagens

(lembre-se, para entrar em pastas deve-se digitar o comando “cd nome_da_pasta” (sem aspas). Em pastas que em seu nome tenha espaços (ex: Meus Wallpapers), deve-se digitar o comando da seguinte forma:  cd Meus Wallpapers além do fato de que no Linux, M é diferente de m (maíuscula/mínuscula).

O script irá gerar um arquivo chamado slideshow.xml. Copie o arquivo e cole-o dentro da pasta onde se encontram os seus papéis de parede (ou na pasta onde você preferir).

Logo depois, clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione a opção “Alterar plano de fundo”. Na aba “Plano de fundo” clique no botão “Adicionar” e uma janela de seleção de imagens irá se abrir. Navegue até a pasta onde você salvou o arquivo XML e selecione-o.

Pronto! Dentro de alguns instantes seu papel de parede estará mudando automaticamente.

——————————————————————————————

OBS: É possível alterar editar o arquivo através de um editor de textos. Você pode alterar o momento do início do Slideshow apenas trocando a data e a hora desejadas em:

START_TIME = “””<starttime>
<year>2010</year>
<month>05</month>
<day>07</day>
<hour>00</hour>
<minute>00</minute>
<second>00</second>
</starttime>

Sendo que:

year = ano |  month = mês | day = dia | hour = hora| minute = minuto | second = segundo

Você pode também alterar o tempo em que cada wallpaper irá ficar estático e o tempo que durará cada transição em segundos. Confira:

STATIC_DURATION = 300.0 # defaults to 10 seconds
TRANSITION_DURATION = 3.0 # defaults to 5 seconds

Static_duration = tempo em que cada wallpaper ficará estático em segundos. Para alterar, apenas mude o número 300.0 (que equivale a 5 minutos) para o tempo desejado em segundos)

Transition_duration = tempo de cada transição em segundos. Para alterar, da mesma forma, troque o 3.0 para a quantidade de segundos desejada.

Anúncios

3 opiniões sobre “Atualizado: Tenha um slideshow de wallpapers no Ubuntu”

  1. Hi,

    Just a heads up, straight copy and paste probably will not work because I wrote the script in Python, and indentation and whitespace matters in Python. But I’m glad that people are finding this script useful 🙂

    cheers,
    Johan

    1. Hi! Thanks for the advice.
      I will do this again.
      I didn’t put the credits because I found this script looking for it on Google and I forgot to save the address where I found the script. But now I’ll put the credits and de download option to your blog.
      Again, Thank you very much!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s