Ubuntu: Instalando repositório Mebiduntu

O repositório Medibuntu, assim como o pacote “Restricted extras”, por motivos de proteção de patentes em alguns países, não é oficialmente reconhecido pela Canonical, por isso, não vem como um repositório de programas padrão do Ubuntu, sendo necessário incluí-lo manualmente nos repositórios.

Medibuntu (Multimedia, Enterteinment & Distractions in Ubuntu) é um pacote que contém as bibliotecas de arquivos essenciais para a correta execução de DVDs no Ubuntu, como por exemplo, o acesso aos menus dos DVDs. Sem este pacote, não é possível rodar DVDs protegidos em seu computador.

Primeiro vamos adicionar o repositório Medibuntu: Acesse o menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic. Sua senha de administrador será solicitada.

Na janela do Synaptic, selecione nos menus suspensos Configuração > Repositórios e na aba “Programas do Ubuntu” marque as opções como na imagem a seguir:

Configurados os servidores, clique na aba “Outro software”.

Clique no botão “Adicionar…” uma caixa de dialogo ira solicitar a linha do APT. No campo de texto entre com a seguinte linha:

deb http://packages.medibuntu.org/ lucid free non-free

Após entrar com o endereço do repositório, clique no botão “Adicionar Canal”, feche a janela de configuração de repositórios e será solicitado que você atualize os repositórios. Feche a caixa de diálogo e clique em “Recarregar” para que seja atualizada a lista de servidores de software.


Após atualizar, simplesmente feche o Synaptic.

Depois de configurar o repositório, devemos autenticá-lo no sistema. Será necessário usar o terminal, mas não se preocupe, será rápido e fácil.

Abra o terminal no menu Aplicativos > Acessórios > Terminal.

Digite o seguinte comando:

sudo apt-get install medibuntu-keyring

Será solicitada a senha de administrador, a mesma que você configurou na instalação do sistema. Entre com a senha e tecle Enter. O terminal irá perguntar se você deseja instalar os pcotes sem verificação. Digite apenas S e pressione Enter.

Depois de intalado o keyring do medibuntu, atualize os repositórios com o seguinte comando:

sudo apt-get update

Depois de instalada a chave e feito o update, digite exit para fechar o terminal

Pronto. O repositório Medibuntu está inserido e atualizado no sistema. Agora vamos instalar os pacotes necessários para a correta exibição de DVDs.

Abra a Central de Programas do Ubuntu (Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu) e no campo de busca de propgramas localizado na parte superior direita da janela digite “libdvdcss2” (sem aspas). Irá aparecer na janela abaixo.

Clique em “Instalar”.

Procure e instale também os pacotes FAAC e FAAD

——————————————————————————————————-

Este artigo é um dos tópicos que estarão presentes na segunda edição do livro “Ubuntu – Guia do Iniciante”.

Anúncios

2 comentários em “Ubuntu: Instalando repositório Mebiduntu”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s