Videos sem problemas com Ubuntu e ATI

Meu computador sempre foi do tipo Frankstein. Minha placa de vídeo é uma ATI Radeon HD4650 escolhida a dedo para rodar meus jogos. Isso no Windows. E o Ubuntu?

Nesta segunda feira, descobri que não poderia assistir Smallville e Lost com qualidade no Ubuntu. Toda video que eu colocava apresentava o mesmo problema: Cortes horizontais na imagem, que para perfeccionistas como eu é um saco. Chama mais atenção do que aquilo que realmente deve chamar a atenção.

Formatei o Ubuntu umas 3 vezes, iso depois de configurar o gstreamer-properties e configurar os players com ele sem sucesso.

Resolvi o problema às 02:50 da madrugada: Não instalei os drivers proprietários da ATI que o sistema indica logo na primeira inicialização.

O Compiz funciona perfeitamente e os vídeos não ficam “quebrando”.

Vale a dica para quem está tendo problemas com vídeos “cortados” no Linux: Tente o driver padrão do sistema.

Para desativar o driver proprietário, vá em Sistema > Administração > Drivers de Hardware. Selecione o driver da placa de vídeo e clique em “Desativar”. Reinicie o sistema.

Atenção: Este procedimento foi feito em um computador com placa gráfica ATI Radeon HD 4650 e pode não funcionar em outros modelos de placas gráficas. Não nos responsabilizamos por danos provocados ao sistema em decorrência de incompatibilidade de hardware com o driver padrão.

7 opiniões sobre “Videos sem problemas com Ubuntu e ATI”

  1. Realmente funciona para os vídeos, testei com minha Radeon HD 4890. Porém percebi que alguns recursos são desabilitados. Muitos nem são aplicáveis a não ser para games, porém o gerenciamento de energia que considero importante aparentemente não funciona. O cooler da placa fica ligado o tempo todo, o que não ocorre com o driver proprietário. Será que não existe outra maneira?

  2. Quase se falando do mesmo assunto hoje instalei o Ubuntu 10.04, abaixei todas as atualizações mas quando instalei o Driver da minha placa de video que é da Nvidia Geforce….correu tudo bem na instalação mas quando eu inicio o ubuntu a logo fica grande….já fiz de tudo mas continua grande o que fazer pra voltar na logo normal.
    Preciso de uma ajuda pois sou usuário novo…..
    Grato pela atenção

      1. Aqui no meu pc não instalei nenhuma placa de vídeo proprietária (pq não tem), mas a tela de boot fica cortada, e nos poucos segundos que vejo a logo do Ubunu, só vejo 1/4 dela no canto inferior esquerdo… Será que esse dica ajuda?

Deixe um comentário

