Editor de blogs WYSIWYG para Linux

Durante o tempo que venho escrevendo o livro “Ubuntu – Guia do Iniciante”, tenho descoberto algumas pérolas para o Ubuntu e para o Linux em geral. A última descoberta me fez dar aquele sorrisinho no canto direito da boca e dizer: Vocês conseguiram!

Editores de blogs existem aos montes por aí, como por exemplo o Scribefire, uma extensão para o Firefox que permite editar posts de blogs e afins, mas o Blogilo consegue ser quase tão legal de blogar com ele, quanto é legal blogar com o Windows Live Witer.

O Blogilo possui uma interface bonita, desenhada em QT para o bonito KDE, e a possibilidade de inserir imagens e ver como seu artigo vai ficar sem a necessidade de ficar fazendo uploads é muito bom. Faltou aí, claro, a possibilidade de enviar seus arquivos anexos ao artigo para uma conta a parte, como imagehost ou picasaweb, mas ainda assim já é um grande avanço.

Ainda falta a função de redimensionar imagens com o mouse e a possibilidade de ver a tela que você digita exatamente do tamanho que você vai ver (como no WLW), não sendo então em verdadeiro WYSIWYG, mas a aba Post Preview dá uma ideia de como vai ficar seu artigo.

Ponto pra galera do Linux, ponto pra quem desenvolveu. Só falta agregar as funções de fazer upload de imagens para outro local, a opção de redimensionamento de imagens em tempo real e no final, que o tema do blog esteja presente enquanto se digita, pra digita perfeito como o Windows Live Writer.

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Anúncios

5 opiniões sobre “Editor de blogs WYSIWYG para Linux”

  1. Kadu, aproveitando: você conhece um editor de blogs razoável para o Gnome? Às vezes tenho de sair do Mint pra entrar no Windows, só pra postar no meu blog (não gosto da interface on line do Live Journal). Quero simplificar a minha vida 🙂

    Abraços!

  2. Realmente não conheço nada similar ao WLW no Linux, tampouco no Gnome. Além do Scribefire, pro Firefox, tem Flock, um navegador baseado no Firefox que permite blogagens WYSIWYG.

    1. A solução talvez seja instalar o Blogilo no Gnome, embora muita gente diga pra não misturar Gnome com KDE… 🙂

      Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s