Mac OS com Wifi nativa no Acer Aspire One

Dias atrás eu fiz um artigo ensinando a Instalar o OS X no Aspire One, o famoso AA1. Deixei claro que a Rede Wireless no notebook não é possível sem gambiarras, as quais todas eu tentei sem sucesso.

Busca daqui, busca dali, e descobri uma placa Wlan que é totalmente compatível com o Airport do Mac. A Broadcom BCM 94311. Esta placa já vem de fábrica em alguns notebooks da Dell. Usuários que instalaram o OS X em seus notebooks com esta placa Wlan relataram que ela era instalada automaticamente no OS X. Virou uma febre entre os Hackintoshers possuidores de um AA1 substituir suas placas Wlan originais (Atheros 5007) por uma Broadcom. Na semana passada foi a minha vez. Comprei a placa por míseros 65,00 no Mercado Livre e já fui desmontando o netbook para fazer a substiuição. E funcionou muito bem.

Confira as fotos:

——————————————————————————————————————–

Fotos da abertura do Notebook, da placa Wlan original de fábrica.

17102009291

16102009286

16102009285

16102009287

——————————————————————————————————————–

Fotos da placa Broadcom:

17102009289

17102009290

——————————————————————————————————————–

Imagem1

Imagem2

——————————————————————————————————————–

Aos navegantes, fica o aviso:

O Windows 7 instala os drivers para esta placa Wlan automaticamente (quando conectado pela rede física), mas o XP não. É necessário baixar o pacote de drivers para este hardware no site da Dell e utilizar apenas o arquivo .Inf do instalador.

Não reparem na qualidade das fotos, é que minha única câmera é a do meu celular Nokia E71, e como meu quarto é meu laboratório, não olhem para o lençol de minha cama ;P

Anúncios

43 opiniões sobre “Mac OS com Wifi nativa no Acer Aspire One”

  1. salve, ja instalei o Mac OS no meu AA1, instalei os drivers para Atheros, mas só dedectou a rede uma unicavez, depois nunca mais.

    Gostaria de saber se vc ainda tem o anuncio do ML onde vc comprou a placa, ou o usuario que venda.

    Ps: Parabens pelo blog, ja esta nos meus favoritos!

    1. Olha eu perturbando dinovo:

      Queria cinfirmar o nome da placa é BCM 49311 ou BCM 94311?

      Nainternet só encontrai informações sobre a BCM 94311″.

  2. Salve, acabou de chegar minha placa, mas ja começo o drama.

    To no trampo, não tive tempo de testar ainda, mas ja vi que na etiqueta ta BCM94312MCG.

    Sera que vai funcionar?

    Ou ja ligo de volta predindo pra trocar?

    1. Segundo o site InsanelyMac, temos a seguinte informação:

      Update: 2009-04-29 4:39PM

      Since it seems to be sort of difficult for new users to edit kext-files, I’ve written a small script which automatically adds the PCI IDs of all Broadcom wireless cards, which are AirPort compatible.

      And this is where I need your feedback: Please post your Broadcom device IDs in this topic, if you have simply added them to the AppleAirPortBrcm4311.kext. Then I can add them to my script so new users can simply download the script and get their Broadcom wireless card to work.
      So please post the PCI ID and maybe a little description (at least if the card is 802.11a, b or g).

      Note: Only post the PCI ID if you simply have to add the ID to AppleAirPortBrcm4311.kext in order to get it working!

      Supported Chipsets:

      * All Apple AirPort One Cards (4311,4312,4313,4319,431a,432a)
      * 4306, Broadcom BCM4306 802.11 b/g Wireless LAN (confirmed)
      * 4309, Broadcom BCM4309 802.11 b Wireless LAN
      * 4315, Broadcom BCM4306 802.11 b/g Wireless LAN
      * 4318, Broadcom BCM4318 [AirForce One 54g] 802.11g Wireless LAN (confirmed)
      * 4320, Broadcom BCM4320 b/g (confirmed)

      [fonte: http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=51725&st=360%5D

      Ou seja, segundo o pessoal que postou no forum, funciona sim.
      Eu sei que a 94311 funciona “Out of the Box”, mas não posso posso falar que a 94312 funciona sem algum aditivo extra.

      Dica: instale a placa no AA1 e veja se funciona. Se não funcionar, reinstale o sistema e veja se funciona sem truques.

      Lembre-se de ligar a opção do Airport no System Configuration.

      No mesmo post do forum tem a informação sobre os kexts para algumas famílias de placas. Talvez algum lhe sirva. Entretanto, sem truques é melhor.

      Caso não funcione na instalação na placa ou na reinstalação do sistema, ai sim, sugiro que você devolva a placa. Caso funcione sem você precisar instalar nada, nos informe para que possamos criar uma lista de harware compatível com o sistema.

      Desde já agradeço e desejo-lhe boa sorte e sucesso ai!

  3. Bem, depois de tantas instalações e reinstalações não custa nada fazer do zero.

    Pelo menos descrubro se funfa nativamente antes de sair quebrando a cabeça com um mundo de kext.

    Obrigado novamente!

    1. Dica: Aproveita que você vai (possivelmente) reinstalar o sistema e cria uma partição própria para o Time Machine, assim lhe poupa tempo na hora de ter de reinstalar kexts em uma próxima formatação, se necessária. 😉

      1. Então, eu criei a partição pra time machine uma vez, fiz o backup certinho, porem na hora que eu tentava recuperar a instalação dava algum pau na MBR, ai não bootava mais, ai acabei desistindo de usar o Time Machine.

        Sobre os Kexts, só usei quando teatava configurar a Atheros do AA1, de resto tudo foi instalado sem problemas, exceto o microfone.

  4. Então, instalei a placa BCM94312MCG e reinstalei o iATKOS v7.
    Selecionei os Drivers para Broadcom 43xx, porem nada aconteceu.

    Precebi que a placa estava esquentando muito, abrio no note novamente, verifiquei a instalação fisica da placa, removi e instalaeinovamente.

    Fiz novamente a instalação porem novamente sem sucesso e continuo esquentanto.

    Esntão antes mesmo de testar aguns kext, resolvi remover a placa e troca-la pelo modelo correto, o qual estava no anuncio.

    Hj a noite vou eu tentar novamente, depois reporto o ocorrido.

  5. Agora sim!
    Finalmente postando do meu macbook caseiro via wifi.
    Bastou ligar com a placa BCM94311MCG espetada que tudo funcionou perfeitamente.

    Agora so falta mesmo o teclado.
    Eu encontrei na net um layout que funcionava perfeitamente no AA1, porem em meio a tantas instalaçoes acabei perdendo, vou a busca novamente, se encontrar eu posto aqui.

    Novamente obrigado ao Kadu pela ajuda.

    1. Então, ZeroleO, que bom que você foi corajoso e teve fibra suficiente para abrir seu notebook e fazer a modificação você mesmo 😉 Estou orgulhoso de você. Parabéns!

      Quanto ao teclado, se encontrar me dá mesmo o toque aqui, porque eu procurei bastante também, mas nenhum era realmente completo.

      Sucesso com seu Acer Macbook One!

  6. Opa, achei!
    Ta no ftp do meu trampo, se alguem puder colocar em algum serviço de hospedagem seria bom, pois não sei quanto tempo vou poder manter o arquivo la.

    http://www.usinadacriacao.com.br/BrasileiroABNT2.bundle_acer.zip

    Kadu, eu ainda não testei todoas as teclas, mas só de funcionar a “/” e a “?” ja me pareceu um grande avanço, nenhum outro que eu encontrei fazia isso.

    Aqui pra mim é só segurar a botão windows(janelinha) e apertar a tecla desejada.

    Abs.

      1. Obrigado, ja comprei e chega hj a plaquinha, testaremos!

        outra coisa, to tentando resetar as configurações de video da saida vga, pois sempre qdo manda ele detectar a saida vga ele entra uma configuração ruim e fica tudo distorcido. eu configurei errado a saida e nao sei resetá-la. Pode me ajudar nisso?

  7. Amigão, assim como o tutorial é voltado para a instalação em um AA1, o pacote contém todos os kexts e arquivos necessários para o melhor funcionamento do Mac OS no mesmo. Entretanto, caso seu notebook tenha a mesma configuração de hardware (ou ao menos partes do hardware dele sejam similares a do AA1) é possível utilizar alguns dos pacotes ou kexts inclusos no pack. Considerando que o mesmo tem apenas 19MB, realmente vale à pela dar uma “olhada” por si próprio.

  8. Amigo, estou nessa luta para ter meu Aspire One d250 rodando OSX blz. Estou interessado nessa placa wifi, pois só consegui conexao uma unica vez utilizando o Kismac trunk r319. Gostaria de saber qual foi o link correto que os amigos compraram a placa pra nao ter erro na minha compra. Agradeço a ajuda.

    1. Amigão, estes links eram de vendedores que tinham o produto disponível quando eu escrevi o artigo. Agora, só verificando no Mercado Livre mesmo.

      Grato

  9. Kadu, sou mais um verme tentando entrar nessa maçã. O negócio é o seguinte tenho no meu note exatamente a placa que vc indicou mas não consigo fazê-la funcionar. Minha dúvida é se, ao instalar o iatkos v7, devo selecionar os drives wi-fi ou não. Fiz várias instalações e sempre selecionei algum, fui por métodos de tentativas heheheh, tentei o IO, o broadcom, os dois juntos e no desespero selecionei todos. O detalhe é que nunca tentei sem selecionar nenhum, é isso que vc indica? Sei que vc deve estar se perguntando “porque ele não tenta ao invés de perguntar?”, mas é que depois de quase um mês tentando, ontem eu decidi desistir e instalar o ubuntu e o w7 e não quria bagunçar tudo só pra testar sem saber ao certo se é sem selecionar nenhum drive.
    Muito obrigado!!!

    1. Então, Chyna, eu sempre instalo sem selecionar nenhum driver de wireless e sempre funciona perfeitamente. Não seria mesmo a questão de você tentar?
      Outro detalhe importante: Existe uma placa que sua identificação é muito parecida com a do tutorial, mas não funciona como deveria ser, por isso, certifique-se que realmente seja a mesma.

      Desculpe pela demora, estava no trampo.

      Sucesso na instalação sem escolher os drivers wireless.

  10. Só mais uma coisa Kadu, aguardo desesperadamente sua resposta porque tenho aqui em casa dois desktops (já com a maça ideneb) e três notes que não consigo fazer a wi-fi funcionar (neles só consigo o iatkos v7), o detalhe maior é que os três notes usam essa placa wi-fi….heheheh…será que dei sorte?? só vc saberá me dizer…hehehehe

  11. Demora??? Cara vc foi um raio!! Minhas placas são a BCM94311MCG. Nunca tentei instalar sem selecionar nenhum drive heheheehe. Assim que acabar o jogo do Santos vou instalar aqui pra ver e te mando notícias.

  12. M’as noticias KADu, nao funcionou….
    desculpe a falta de acentos , nao instalei a correcao do teclado aqui no desktop. o negocio e’ o seguinte a wireless e’ reconhecida durante a instalacao, (na hora de escolher os drives) posso ate’ conectar….. mas depois que reinicia e aparece o sistema de fato, a rede nao detecta nada, ate’ aparece o airport, mas nao aparece nenhuma conexao. Isso acontece com a leo4all, a iatkos nao consigo instalar. Alguma ajuda?

    1. Caaaara, acho que identifiquei o seu problema.
      Quando instalei o sistema, tive de fazer este processo. Hoje não estou com o sistema instalado, então vamos pela imagem.

      Veja a imagem do link abaixo:

      Percebeu o botão “Desativar Airport”? Eu tive de “Ativar Airport” na última instalação que fiz, que foi o iAtkos 5.

      Experimente ir em “Configurações > Rede” e veja se o Airport está ativado ou desativado, mas tenho quase certeza que o seu está desativado.

      Sucesso!

  13. Aqui está ligada mas a bolinha verde que aparece na sua foto ao lado da palavra airport aqui fica amarela e onde está escrito “conectado” aqui está escrito “on”. Aparece inclusive o icone da wi-fi mas quando clico nele pra exibir as redes , não aparece nenhuma. Pelo visto vou ter de ficar no ubuntu mesmo. nos dois desktops uso Mac OS e nos 3 notes tenho de ficar no ubuntu…tristeza!! O detalhe é o windows 7 por tráz pra garantir uns joguinhos em rede aqui em casa, heheheh

  14. bom gente meu problema é o seguinte eu sei que meu wireless é broadcon devido ao driver instalado no ruindows mas não sei o medelo da placa a questão é ele não apareceu nem uma vez até agora nem wifi nem rede vou em preferencia de sistema e depois em rede e não tem nada lah jah selecionei o driver broadcon na instalação e tb jah instalei sem mas nada ja instalei o pach do atheros e tb nada a unica diferença que vi foi quando eu instalei com o broadcon selecionado na instalação é que se eu iniciar em verbosemode eu vejo o erro ao carregar o driver da broadcon mais nada e o teclado eu jah to desistindo o meu tem Ç mas o interrogação é daqueles que tem que fazer ctrl+alt+w para aparecer e no mac nada feito fica desconfigurado mesmo o interrogação fica nolugar dos : se alguem souber me ajudar agradeço meu msn é andresk8-77@live,com des de jah obrigado..

  15. Meu AA1 D250 já veio com a placa BCM4312 mais naum funcion da jeito nenhum…
    existe algum kext pra isso …
    extou procurando a muito tempo…
    Obrigado…

    1. Tem certeza?
      Porque se realmente for, ela deveria ter sido reconhecida de primeira pelo OS X.
      Mas há Kexts sim, para vários modelos de BCM, basta verificar nos drivers que se escolhe no processo de instalação.
      Lembrando que funcionou no 10.5.5 e 10.5.7.

      1. Eu escolhi na intalação e tudo usando o IAtkos v7(10.5.7, O 10.5.5 não inicia de jeito nenhum) mais não reconheceu enquanto no ubuntu é automático e quando faço teste de hardware ele me mostra que o modelo é mesmo este, agora vou testar outras versões e ver no que dá de resto tudo roda maravilhosamente…

  16. Bom tô querendo comprar essa BCM94311MCG só que preciso saber antes se ela é compativel com Dell.Vocês sabem se sim?
    Bom hoje eu tenho uma Intel 4965agn nem kexts pra ela tem UHSAUHUSHAU
    Valeu aew!

    1. Esta placa é reconhecida nativamente pelo Mac OS 10.5.5 até o 10.6 (que eu saiba). por isso, não tenho as kexts.
      Estou, por hora, afastado dos Macs.

      1. Obrigado por responder kadu, tentei refazer a instalação marquei a opção Broadcom nas personalizações, e ainda não reconheceu, resolvi ver a versão do sistema e é 10.5.2 :/
        Vou tentar instalar a 10.5.5 pois tenho umas 6 distros diferentes aqui.

        Obrigado e abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s