Tutorial: Como instalar o Mac OS X no Acer Aspire One A150

// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//
// < ![CDATA[
// < ![CDATA[
//

28/10/2009 – O leitor ZeroleO encontrou um layout de teclado ABNT II compatível com o AA1 e compartilhou conosco. Basta baixá-lo, extraí-lo com dois cliques e copiar para dentro da pasta /Library/Keyboard Layouts http://www.mediafire.com/?ggn1jweywxg

 18/10/2009 – 18:30hs – Atualizado: inserida informação sobre comando específico para atualização do OS X 10.5.5 para 10.5.6 nos passos 11 e 33.

16/10/2009 – 00:12hs – Acrescentada a informação sobre Upgrade de versão e inclusão do link com todos os pacotes e kexts necessários em um arquivo zip para a instalação.

15/10/2009 – 15:12hs – Atualizado: Incluído o tópico de alteração do layout do teclado para ABNT2. Tópico nº 34, além de inclusão dos benefícios da troca para este sistema no final do tutorial.

===================================================================

Testei o Windows 7 e o Ubuntu no meu Acer Aspire One A150, ou o famoso AA1, mas ainda faltava algo incomum. Desta vez, trouxe-lhes a tradução e adaptação de um excelente tutorial de instalação do OS X no nosso netbook querido.

O tutorial segue o padrão de qualidade do O Pirata Digital, com dicas e imagens de exemplos. Por isso, tome coragem e siga em frente com a instalação.

Vale lembrar antes de começarmos que todos os dados do HD serão perdidos durante o processo.

Sucesso!

——————————————————————————————————————-

Baixe o iATKOS v5i de qualquer fonte confiável e cheque a assinatura MD5. Ela deverá ser: (7219c67e9d770cab0d9e54dcd275cf4e).

Atualizado em 16/10/2009 – Juntando partes dos arquivos do tutorial original em inglês e pacotes que eu incluí, upei um superpack com tudo o que é necessário para esta instalação e o correto funcionamento do OS X no One. Baixe o arquivo (AAO_Pack_OSX_10.5.6.zip) aqui. Copie-o para um pen drive.

Grave o arquivo de imagem iATKOS_5i.iso em um DVD virgem, neste caso, será necessário ter um drive de DVD externo para realizar a instalação.

A Instalação

Ligue o Acer One e pressione F12 quando a tela da Bios da “Acer” aparecer, então, você poderá selecionar o drive USB para a instalação. Pressione Enter.

Tela de carregamento do Mac OS

Quando o instalador iniciar, aguarde uns 3 a 4 minutos enquanto ele lê o DVD de instalação. Uma tela surgirá pedindo que você pressione o botão para continuar, pressione enter e aguarde a próxima tela.

Tela de apresentação da versão
1. Quando aparece a tela “Welcome”, não clique em “Continue”. Mova a seta até “Utilities” e selecione “Disk Utility”.

Escolha a opção Disk Utility

2. Quando a aplicação Disk Utility estiver carregada, selecione o Disco Rígido principal (O que irá ser instalado o Mac OS) no painel esquerdo. Clique em “Partition” e selecione a quantidade de partições desejadas em “Volume Scheme” . Eu pessoalmente seleciono o esquema de 3 partições, a primeira eu deixo 20GB, sem formatação, caso mais tarde eu decida instalar o Windows e recuperar o OSX, a do Mac eu deixo 20GB e o restante eu coloco como partição de guardar documentos e outros.

A partição do Mac OS deverá ser formatada em Volume Format “Mac OS Extended (Journaled). Dê um nome as suas partições sem espaços, cedilhas e acentos. Clique em “Options…” e selecione GUID Partition Table. Clique em “OK” e finalmente clique em “Apply”. O Disk Utility irá apagar todos os dados do HD.

Formatando o HD
3. Aguarde o Disk Utility terminar, então clique então clique em “Disk Utility” e selecione “Quit Disk Utility”.

4. Você será levado de volta a tela de “Welcome” do instalador, Clique em “Continue”, depois Clique em “Agree”.

5. Escolha o drive de destino – obviamente aquele que você criou para a instalação do Mac e clique em “Continue”.

Selecione a Partição a instalar o Mac
6. Na tela do “Install Summary” clique em “Customize”. Atenção, não clique em Install sem antes fazer as alterações necessárias descritas abaixo.

Clique em Customize
7. Customize a instalação como mostrado abaixo:

  • iATKOS v5i Main System MARCADO
  • Bootloader/PC EFI V9 MARCADO
  • X86 Patches/Decrypters/AppleDecrypt MARCADO
  • X86 Patches/SMBIOS drivers/SMBIOS Enablers/SMBIOS-EFI MARCADO
  • X86 Patches/Disabler.kext MARCADO
  • X86 Patches/PS/2 MARCADO
  • Drivers/Network/Realtek R1000 MARCADO o restante: DESMARCADO!

Selecione os pacotes corretos

 

8. Clique em “Done” e então em “Install”, e aguarde que a instalação complete. A tela poderá travar durante a instalação. Apenas toque no touchpad para ver a barra de progresso outra vez. Se porventura ocorrer de você não ver a barra de instalação, apenas clique em Install Log, na barra “Window”, depois em Zoom, selecione a opção “Show all logs”, então, ao final do processo será mostrada a quantidade de memória utilizada e dados transferidos. Tendo este resultado e ao perceber que a luz do drive de DVD não pisca mais, clique em Mac OS X Installer e selecione a opção “Quit Mac OS X Installer”. O sistema irá reiniciar.

9. Quando a instalação estiver completa, clique em “Restart”.

10. Dica: Quando o sistema reiniciar e você ver a tela do Darwin e a contagem regressiva de 5, pressione Enter antes de zerar o contador e entre com o seguinte comando “cpus=1” (sem aspas) e pressione Enter mais uma vez, caso contrário, você terá uma tela de Kernel Panic (o equivalente a Tela azul do Windows no Mac).

Digite CPUS=1

11. Siga as instruções em Inglês na tela para criar sua conta de usuário.

141020092781410200927914102009280

 

Instalando os drivers corretos do AA1

Considerações:

Caso queira, é possível atualizar a versão de instalação do OS X (10.5.5) para versões mais recentes. Eu recomendo atualizar gradualmente, versão por versão (10.5.6, 10.5.7) para evitar problemas de compatibilidade. O ideal é fazer a atualização logo no primeiro boot do sistema e burcar na internet kexts de vídeo, audio e usb que sejam compatíveis com a atualização.

Tenha em mente sempre a utilidade do Time Machine do Mac OS, onde é possível fazer backup do seu sistema completamente. Para isso, deixe uma partição com no mínimo o mesmo amanho da partição de instalação do Mac OS para backups do Time Machine.

Outro detalhe: Ao atualizar, o trackpad e o teclado do AA1 deixarão de funcionar. Utilize um mouse e um teclado USB na inicialização pós-upgrade e instale através do Kext Helper o arquivo “AppleACPIPS2Nub.kext” para ter de volta as funcionalidades do teclado e do trackpad.

Reinicie o sistema e na tela de contagem para o boot do sistema, pressione Enter antes de zerar a contagem e insira o seguinte comando: –f e pressione Enter para continuar o boot.

12. Copie para o sistema o pacote de utilitários (AAO_Pack_OSX_10.5.6.zip) necessários para a perfeita instalação do Mac no Aspire One e extraia os arquivos com dois cliques.

13. A primeira tarefa a ser feita no início é copiar para dentro da pasta de utilitários o pacote “Kext Helper b7”, logo depois, arraste-a para o dock do sistema. Este programa não é necessário, mas facilita (e muito)a instalação de “kexts” no Mac. Kexts são equivalentes aos nossos “drivers” do Windows. Para instalar um Kext, apenas clique sobre o arquivo, segure-o com o botão esquerdo do trackpad e arraste-o para o Kext Helper no dock.

Instalacao_tela02

14. Faça o backup dos seguintes arquivos do sistema:

/System/Library/Extensions/System.kext e /System/Library/Extensions/seatbelt.kext

Guarde preferencialmente em outra partição ou em um pen drive.

15. Para que não seja mais necessário digitar o comando “cpus=1” na inicialização do sistema, além de trazer melhorias no sistema em geral, vamos instalar o Kernel Voodoo atualizado (Voodoo Kernel Installer.pkg), que se encontra dentro do pacote de utilitários para Mac instalado no One (AAO_SbM_OSX_10.5.6.zip).

16. Após a instalação do novo Kernel, reinicie o sistema.

17. Vamos começar a instalação dos “Kexts”. Com eles, vamos instalar o som, o vídeo e ativar algumas funçõe do sistema. Para instalar os “Kexts”, basta arrastá-los para cima do “Kext Helper b7” no dock do sistema.

Instalacao_tela03

18. Instale os quatro arquivos .kext da pasta part1 em ”Diablo’s Kexts”, do pacote que você baixou no início deste tutorial(AAO_SbM_OSX_10.5.6.zip). O instalador do Kext Helper lhe solicitará a senha, digite-a e clique no botão “easy install”, ao terminar, você terá a mensagem “Install looks to be fine. Cross fingers and reboot”, mas não reinicie ainda.

19. Mova o arquivo PowerManagement.bundle de /System/Library/SystemConfiguration para a lixeira (trash). Será solicitado a senha. Digite e clique em ok. Esvazie a lixeira, vai ser informado que o arquivo está em uso. Dê “continue” e reinicie.

Instalacao_tela05

Você deverá ter agora a resolução nativa (1024×600), além do Quartz Extreme e Core Image Graphics Acceleration instalados (barra de menu translúcida).

20. Execute o arquivo “ALC 268 Fix”. Traga a janela para frente em clique em “Quit” se estiver escrito “Done – You can reboot now”, entretanto, não reinicie ainda.

Instalacao_tela04

21. Usando o “Kext Helper b7” outra vez, instale o “HDAEnabler.kext” da pasta “Diablo’s Kexts/Part2”, mas não reinicie ainda.

22. Mova o arquivo PowerManagement.bundle para a pasta /System/Library/SystemConfiguration/. Será solicitada a autenticação. Clique “Authenticate”, digite sua senha e clique em “OK”. Reinicie.

23. Delete os arquivos /AppleAzaliaAudio.kext, e /System/Library/Extensions/AppleHDA.kext. Esvazie a lixeira. Se o sistema informar que que “AppleHDA” está em uso, apenas clique em “continue” e reinicie.

Instalacao_tela07
24. Usando o “Kext Helper b7” mais uma vez, instale os três arquivos .kext da pasta “Diablo’s Kexts/Part3” e reinicie.

25. Execute “AboutThisMac.pkg”. Clique “Continue”. Clique “Install”. Digite sua senha e clique em “OK”. Após a conclusão, clique em “Close”.

Picture 6
26. Execute “DoNotSleep.mpkg”. O mesmo procedimento do passo 25.

Picture 5
27. Copie o arquivo “OSX86Tools.app” para dentro de “Go/Applications” e execute. Clique em “Enable/Disable Quartz GL”. Clique em “Enable Quartz GL” na pequena janela translúcida preta que irá surgir. O sistema irá reiniciar automaticamente.

Picture 8
28. Execute a terminal (/Applications/Utilities/Terminal) e digite “diskutil repairPermissions /” (sem aspas) e pressione Enter. Aguarde as permissões serem reparadas e reinicie o sistema.

29. Vamos entrar com mais alguns comandos no terminal do sistema para melhorar a performance do kernel Voodoo no One. Abra o terminal e digite os seguintes comandos abaixo com enter ao final de cada linha:

cd /
sudo chown root:wheel mach_kernel.voodoo
sudo chmod 644 mach_kernel.voodoo
sudo pico .hidden
mach_kernel.voodoo (pressione [CTRL]+[X], [Y] e Enter)
killall Finder

 

Feche o terminal

30. Usando o “Kext Helper b7”, instale o os arquivos System.kext e seatbelt.kext que você havia feito o backup no passo 14. Reinicie.

31. Para evitar erros ao desligar o sistema quando rodando apenas pela bateria, você precisará copiar e colar a pasta ShutdownSound (não apenas os arquivos, a pasta completa) para /Library/StartupItems/. Este processo irá garantir que os cirtuitos de audio estejam ativados no desligamento to sistema, prevenindo um “crash” do sistema.

32. Para ter uma correta calibração de cores no seu Aspire One, utilize os perfis criados para o mesmo e inclusos no pacote na pasta “CalibratedDisplayProfiles folder”. Estes perfis irão melhorar e muito os contrastes e cores. Arraste e solte-os na pasta /Library/Colorsync/Profiles/. O primeiro utiliza uma “temperatura fria” de cores, ideal para fotógrafos, o segundo usa o padrão nativo de cores do “One”. Selecione o perfil de sua preferência em System Preferences > Display.

Picture 11

33. Para evitar problemas ao utilizar um monitor externo, você precisará instalar o “Extended Display Fix” (GMA950.pkg) no One. (http://perso.numericable.fr/sbmordino/GMA950.pkg.zip).

Abra o terminal ( Go > Utilities > Terminal )e digite os seguintes comandos:

diskutil repairPermissions /

Tecle Enter e aguarde que o sistema repare as permissões. Ao final, reinicie o sistema e continue.

34. Para alterar o layout do teclado de inglês para Português do Brasil, será necessário baixar o arquivo ABNT2.PKG.ZIP, descompactá-lo (com dois cliques no mac) e instalá-lo. Ao finalizar a instalação, reinicie o sistema.  Entre em Preferências de Sistema > Internacional > Menu de Entrada > desça nas opções até as bandeiras do Brasil e marque a opção Brasileiro ABNT2. Em seguida, clique na bandeirinha do Brasil no topo da tela (ao lado do ícone de som) e selecione ABNT2. Pronto. O seu teclado está configurado em Português BR.

teclado

Picture 1

O que funciona:

* Placa de Rede Física (Conector Ethernet RJ45)
* Wireless network (Airport, também conhecida como 802.11b/g(/n) através de miniPCI-E card) – Veja restições (1)
* Video with Quartz Extreme and Core Image acceleration, com resolução full 1024×600
* Extended display com um monitor externo.
* Entrada e saída de com (com sensor de fones de ouvidos autosensing)
* Leitor de Cartões – Veja restições (2)
* Teclado ISO

* USB 2.0
* Reconhecimento de bateria.
* Webcam
* Hyperthreading (Kernel Voodoo)
* Desligamento e reinício – Veja restições (3)

Restrições

(1) Wifi funciona se você substituir a placa wireless interna de seu “One” por uma Apple Airport Extreme, uma placa Wirell Dell DW1390 ou uma similar baseada no chipset Broadcom (mais específicamente a Broadcom Bcm94311mcg, mas outras placas Broadcom funcionam também. Procure nos fóruns especializados).

(2) Leitors de cartões funcionam apenas se o cartão for inserido no boot do sistema.

(3) Desligamento requer um pequeno ajuste para que funcione corretamente quando na bateria. Siga o tutorial completo para saber onde resolver este problema.

Notas

* Tenha cuidado ao atualizar o sistema. O Kernel Voodoo ou Vanilla é modificado para uso em computadores não-Apple. Baixar uma atualização de sistema errada pode simplesmente tornar o sistema inoperante. Antes de instalar uma atualização de sistema, verifique se ela é segura nos fóruns especializados.

* A função Sleep ainda não é estável. Ela reinicia o sistema.

Dica: Se desejar wifi nativo no OS X, será necessário substituir a placa Mini Wlan interna do AA1. Neste vídeo, é possível aprender duas coisas ao mesmo tempo (ou mais: Como inserir mais memória no One e de quebra, substituir sua placa Wlan interna. A placa Wlan é removida aos 7m 11s do vídeo. Confira

Por que instalar o Mac OS?

O Mac OS é um sistema conhecido por sua estabilidade, facilidade e beleza. No Aspire One, a diferença em relação ao Windows é muito mais visível que em comparação com o Unix-Like Ubuntu Netbook Remix. O sistema roda perfeitamente sem travamentos e lags, os filmes pelo VLC player rodam perfeitamente, a bateria tem uma melhor duração, além, claro, da beleza do Leopard.

Caso queira atualizar para além da versão 10.5.5, sugiro que o faça gradualmente, baixando direto do site da Apple os pacotes “combo” de updates, por exemplo,  o Mac OS X Combo Update 10.5.6, depois o 10.5.7 e por aí vai.

Eu instalei e estou gostando.

Em breve vou colocar as fotos de como substituir a placa Wifi interna do Aspire One.

Sucesso!

Créditos ao tutorial original em Inglês:

Insanely Mac Forum

Anúncios

24 opiniões sobre “Tutorial: Como instalar o Mac OS X no Acer Aspire One A150”

  1. Ola, pretendo me iniciar no desenvolvimento para iphone, por isso gostaria de instalar o Mac OX no meu AA1.

    Vc faria esse serviço?
    Qual o custo?

  2. No item 18, ele pede a senha… digito, easy install…confirma a instalação, depois aparece We failed to login as root, check your password.
    Digito certinho a senha…mas não consigo instalar.

  3. Fiz tentativa no meu AAO1 751h… mas na primeira tela (da maça cinza) trava e nao continua!!!! Minha dúvida é: será que só funciona no modelo A150 ????

    1. Osiris, nas primeiras tentativas, foi assim mesmo… gravei uns 5 dvds, e baixei umas tres vezes… até conseguir. Grava na velocidade mais baixa e baixe de um site confiável.

  4. Fiz a instalação em meu AAO D250 conforme o tutorial porem o audio não esta funcionando, e a tela de panic aparece com uma certa frequencia.
    Possui ideia do que pode ser?

    1. Então, Arthur, acontece que o hardware utilizado neste tutorial é o do AOA 150 GZ5, que tem diferenças no circuito de video, audio e um outro fator.

      Se tudo der certo pra mim e Deus me ajudar (confio nele, sou Cristão), logo terei um AOD 250 pra testar e fazer um tuto só pra ele 😛

  5. cara eu tenhop um aspire one (aoa 150-1435)
    tenho o iatkus 5i eu concigo executar a instalação mais no seu tutorial eu paro na parte 8 ja que quando a instalação termina e é reiniciado o darvin não ocorre e ele boota, aparecen umas letrinhas, mais rapidamente ele boota no xp
    tentei usar um programa gerenciador de boots e ele reconhece o sistema como um sistema estranho ou desconhecido até intaum normal mais quando eu tento dar boot aparece error boot1
    e se eu abro o darvin no cd e coloco cpus=1 ele entra no menu de instalação do mesmo jeito
    o que devo fazer?
    des de ja agradeço
    abr

  6. Boas,fiz tudo direito e ficou a funcionar,mas quando tentei actualiar para 10.5.6,10.5.7 e 10.5.8 e ligava tudo bem,mas a pen deixou de dar,a resolução do ecran ficou como no inicio da instalação.Gostava de saber como posso actualizar para versoes mais recentes e ficar tudo como estava com a versao 10.5.5 do tutorial.Este tutorial esta perfeito,excepto as actualizaçoes.Alguem me pode ajudar?

    1. Miguel, acontece que quando instalamos uma versão “hackeada” do OS X, nos deperamos com problemas como este. A atualização algumas vezes não nos permite continuar com a versão dos kexts hackeada pois novos kexts foram desenvolvidos, e assim, perde-se a configuração que você havia feito.

      Uma solução para isso é você instalar uma versão “Retail” do OS X, ou, por assim dizer, versão original (que é possível). Assim, você poderá atualizar (lembre-se não instalar a atualização 10.6.3). Entretanto, com versões hackedas é possível atualizar e instalar kexts hackeados desenvolvidos para aquele update.

      Mais informações sobre kexts, updates e instalação Retail podem sem encontradas no forum HMBT: http://forum.hmbt.org

  7. Sim,mas por exemplo,se eu instalar primeiro os updates e depois seguir o tutorial nao funciona?Ou que me aconselhas?Ja tentei entrar nesse site,mas no registo preciso de uma key.Precisava de uma ajuda com isto,ate porque sou novo em mac.Com este tutorial ate que versoes posso actualizar?

    Obrigado.

  8. Amigo,
    Boa tarde! Eu tenho um aspire one e a configuração dele é a seguinte: 1.5 da ram e 8GB de HD será que da pra instalar por causa do hd pequeno? nele roda o xp, mas to muito estressado prq trava muito e enche de vírus. Qual a configuração mínima para instalar o mac os?
    Grato.

  9. Só para lembrar o pessoal, tenho o iatkos e atualizei ele para a versão 10.5.8 e funcionou certinho, para quem quiser atualizar fica a dica.

  10. Boa Noite eu tenho um NETBOOK Acer Aspire One AO751H – tela de 11 polegadas com 2 GB de memoria RAM e 250 GB de HD porem o procesador ea placa de video eo que me entriga para a instalação do MAC OSX. Aton Z520 1.33GHz – 1.33GHz ea placa de veideo é uma Intel GME 500 ou é GMA 500 e não GMA 945 como citado no iatkos para a instalação e por isso não consegui, um amigo me informou que para que eu obtenha suscesso na minha missão eu precisaria instalar via comando! e isso eu não sei fazer alguem pode me ajudar?

  11. É muito trabalho para instalar uma versão pirata e muito provavelmente insegura do Mac OS, que, por si só, não tem nada de tão impressionante assim. A vantagem dos Macs é a integração entre hardware e software e, nesse caso, você não tem nem um, nem outro.

    Se quer um Mac, vai numa loja e compra um novo. Se não tem dinheiro para isso, sinto muito, os Macs (e todos os outros produtos da Apple) não foram feitos para você. Simples assim.

    Se você é como eu e se recusa a comprar os produtos superfaturados desta companhia, baixe o Ubuntu de graça e seja feliz.

    1. O importante, neste tutorial, meu caro Ramon, não é substituir um Apple, mas sim dar aos curiosos a oportunidade de testar, conhecer algo diferente do habitual, colocar em prática conhecimentos em informática e outras opções. Uso Ubuntu em meu computador, mas como sou livre, instalo o sistema que eu bem entendere que melhor satisfazer as minhas necessidades.

      Quando me sobrar aquela grana, quem sabe eu não gaste um trocadinho com um iMac?

      Por enquanto me divirto muito com a dupla dinâmica para jogos Windows 7 + Steam e produtividade no Ubuntu Maverick.

      Ter liberdade é escolher instalar o que quiser sem ser repreendido por isso.

  12. Instalei como o tutorial indica cada passo, no final reiniciei antes do termino dos 5seg dei enter, fiz o login cpus=1 enter aí fico só na maçã e nada. Alguém sabe o que aconteceu?

  13. Gostaria que você me manda-se o (AAO_Pack_OSX_10.5.6) porque não está mais no Mediafire!
    e eu queria muito instalar no eu netbook!

    se poder me ajudar!

    Obrigado.

  14. Cara não consigo de jeito nenhum eu gravo o dvd ai eu vo na tela da bios,clico no meu drive de cd externo e nada,vai direto pra tela do windows.E se eu tentar pelo pen drive fala que o boot… é invalido. E agora oq eu faço??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s