Como recuperar a Bios do Aspire One

Quem tem o costume de instalar um sistema dez vezes ou mais para testar ou se divertir apenas, assim como eu, pode ter uma experiência não muito agradável com o AA1: Dependendo da forma como o HD é formatado, ou se alguma programa for instalado na partição de inicialização, ao reiniciar o netbook, ele pode não ligar mais. Entretanto, isso não deve impedir você de continuar em frente com as experiências, né?

Vamos aprender agora a como recuperar a BIOS do AA1:

 

No site da Acer é possivel baixar a última bios do ONE, no nosso caso, o netbook é identificado como AOA150. O arquivo normalmente é nomeado v.3310.zip, v.33xx.zip, descompacte e abra a pasta Dos_Flash.

1 – Renomeie o arquivo 33xx.fd (xx é o número da versão do BIOS) para ZG5IA32.fd Copie o arquivo FLASHIT.EXE e o arquivo .FD da pasta Dos_Flash para a raiz de um Pen drive formatado em FAT ou FAT32

2 – Ligue seu Aspire One a tomada e na bateria, espete o Pen Drive em uma das portas USB disponíveis no aparelho

3 – Posicione os dedos sobre as teclas “fn” e “Esc”, pressione-as e ligue o AA1. Aguarde alguns instantes (3 segundos) e solte as teclas teclas “fn” e “Esc”. A luz do botão de ligar ficará piscando.

4 – Pressione novamente as teclas “fn” e “Esc” juntas.

O processo de recuperação da bios será iniciado e pode demorar de 1 a 3 minutos. Ao concluir, o netbook reiniciará automaticamente. Caso não reinicie, siga novamente os passos acima.

Sucesso!

17 opiniões sobre “Como recuperar a Bios do Aspire One”

  1. Cara esse post foi um achado.

    Eu tenho um aspire one 110 e já tinha aberto ele para fazer um upgrade de memoria, coisa que já foi um parto. depois fiquei testando SOs nele, até que parei no win7.

    Um dia desses ele morreu, não ligava mais.

    Isso deve fazer +- 3 meses, fique tão puto que o joguei de canto com o intuito de um dia verificar se tinha algum circuito queimado. Se bem que ue não manjo nada de eletronica.

    Foi ai que por milagre vi o seu post.

    Segui exatamente os passos descrito por você e não é que o bixinho ligou novamente rs…

    Fico te devendo uma breja depois dessa.

    Valeu pelo post.

    Abraço !!!!

  2. kadu, vi aqui q vc eh fera. poderia haver solucao para o meu caso?
    tenho um note novinho em folha, dois dias de uso, fui atualizar a bios, o rapaz travou na metade e pronto, nunca mais. haveria alguma possibilidade de reparar essa bios? ja desmontei ele, tirei a bateria interna e nada. o modelo eh Vostro 1520. me ajude por favor. pq esperar pela assistencia da dell, eh morrer de velhice…

    1. Campeão, é complicado dizer isso pra você, sabe, mas…mor-réu!
      Algumas vezes, quando ocorre um travamento na atualização de BIOS, é necessário substituir o chip com uma nova BIOS. Existe um outro meio de reanimar micros que tiveram problemas no meio da atualização da BIOS e não ligam mais, mas é necessário ter uma mesma placa-mãe, entretanto, não sei o correto procedimento de “reanimação” requerido no seu caso.

      Creio que a assistência DELL irá mesmo substituir o chip com a CMOS dafinicada por um novo chip.

      1. Boa noite, tudo bem?
        Olha tentei fazer o procedimento citao acima e vi em outros sites que tbm tem esse mesmo procedimento tem até um link com conteúdo em inglês do site da ACER falando para vc isso… mas no meu caso não DEU CERTO.

        Olha o que ele faz, coloco o pendrive formatado em fat32 ou fat com os 2 arquivos na raiz (renomeado) aperto as teclas FN+ESC.. blz a luz do power começa a piscar… depois aperto novamente as teclas FN+ESC e ela continua piscando… não aparece nada tela… e deixo ela piscando… depois a luz do power apaga sozinha… daí aperto ele para ligar e ele não dá sinal de vida :(… engraçado que quando coloco o pen drive ele o pen drive; não acende nenhuma luz, parece que o netbook nem lê o pendrive… será que tem algum detalhe que estou deixando pra trás??

        Espero ter alguma ajuda e desde já agradeço pela atenção!

  3. Fiz os procedimentos, e tudo ocorreu normalmente , até o power ficar piscando depois dos 3 minutos, ao aguardar o net reiniciar, ele não reiniciou e o botão power ficou travado.

    E agora?

  4. Minha historia:
    o meu notbook acer aspire 5330 funcionava normalmente com a bios v1.07 tava uma beleza até que me veio na cabeça a besteira de substituir essa bios por uma modificada para dar um up a mais no notbook, ta instalei a bios funcionou, mudei algumas configurações avançadas nela salvei, quando fui reiniciar não ligava mais, feita a cagada. Quando liga ele fica com tela preta funciona uns 20 segundos se desliga e liga de novo funciona mais 20seg e se desliga.
    Tentei varios métodos e esse ae em cima sem sucesso, a bios do meu not que baixei estranho que só tem a versão 1.05 e não tem com a tal extenção .fd
    Será que você pode postar para nós como recupero a bios do meu notbook?
    Desde já fico muito agradecido!

    1. Odair, acontece que cada placa possui uma BIOS configurada para si, e, desde que eu não tenha um note similar ao teu, fica realmente complicado “gerar” uma solução para essa situação.
      A dica que dou é: tente baixar uma BIOS original e tente seguir o tutorial. Não garanto que irá funcionar, mas pode valer à pena. =D

      Espero que recupere seu note.
      Abraço

  5. Olá amigo, tenho um Aspire 9410Z, ele funciona “normal”, problema é que a tela fica toda escura, só se vê algo se colocar uma luz sobre a tela, pelo monitor externo se vê tudo perfeito. Pesquisando em alguns site vi que pode ser um erro na BIOS, será que isso procede ou pode ser um problema no inverter? Para atualizar a BIOS dele, seria melhor pelo próprio note, pelo executável baixado do próprio site da Acer, ou por esse procedimento por vc citado? Abraços!

    1. Marllon, não recomendo alterar seu computador para efetuar reparos em danos físicos ou de software. Recomendo que leve seu notebook a uma autorizada para reparos, pois se o problema for físico e em uma atualização de BIOS um outro erro ocorrer, a recuperação pode ser ainda mais custosa.

      Abraços

  6. Ola Kadu,
    Minha situação é um teste pra vc, formatei meu netbook aspire one, e instalei outro windows, quero voltar a configuração de fábrica e nao tenho o erecovery, me informaram que se eu pegar um modelo igual ao meu e fizer os discos de recovery e iniciar no meu AA1 daria certo, mas não deu, quando coloco o disco sigo os passos de idioma, mas pára na hora de recuperar, fica na tela de restaurar configuração de fabrica( opção cinza) só liberando a opção de sair.
    Observei que na tela de setup perdi as informações de numero de serie e modelo do do net, será que vc conhece uma maneira de restaurar meu AA1 para o padrão de fabrica?

  7. tudo bem amigo, estou com esse mesmo problema só que no acer aspire one aod255, sabe como posso fazer para tentar regravar a bios nele?? agradeço desde já

  8. Seguinte, to com um Acer Aspire AO722, já tinha formatado ele, instalado os drivers (só não tava conseguindo o da placa de video e rede wi fi) e fui instalar os arquivos da BIOS. Até aí ok, mas por negligência ou imprudência, instalei uma versão 1.03, sendo que o net já estava na v. 1.08. Quando o pc reiniciou, ficou dando tela preta. Achei outros tutoriais, usando o mesmo formato de recuperação, porém os arquivos da nova atualização da BIOS estão com o formato “.bin”. Achei em um outro fórum um link pro download dos arquivos com a extensão “.fd”, entretanto eu tentei e não funcionou tbm… Na verdade, segui o tutorial dos dois modos e nenhum funcionou, mudando apenas as extensões do arquivo.

    O chip está bom, logo o problema está sendo na forma que eu vou recuperar a BIOS, se alguém puder me ajudar, será de grande valia.

  9. tenho um net 5744, nao inicia, quando o ligo mostra o logomarca nao mostrando as opcoes para o booty e nem setup e e em seguida uma informacao: sistema operativo nao encontrado, tente desconectar todas unidades q nao contenham sistema operativo. Pesso ajuda!

Deixe um comentário

