Ubuntu 9.10 será um marco na história do Linux

60260-ubuntu_orange_curves

Atualizado em 15 de Outubro de 2009:

O Ubuntu 9.10 não virá com o recurso Plymouth, ao invés disso, trará um recurso desenvolvido pelos próprios desenvoldedores do sistema.

Poucos anos atrás, ouvir falar de Linux era raridade, o assunto era tocado apenas por Geeks alienígenas que detestavam GUI’s e comiam as linhas de comando como se fossem donuts. O Ubuntu chegou e mudou esta imagem do Linux, trazendo o sistema para seres humanos comuns. Mark Shuttleworth (o idealizador do Ubuntu e viajante espacial) concebeu uma distro Linux capaz de agradar a gregos e troianos, com o mínimo possível de linhas de comando, interface simples e fácil, além de formar uma comunidade de usuários de fazer inveja a qualquer outra distro Linux. Embora todo o conceito por trás da filosofia seja muito bonito, o Linux ficava atrás dos outros sistemas quando o assunto eram interface gráfica e aplicativos. Tio Shutt, teve idéias tão bacanas que a versão 9.10 do sistema trará incorporada melhorias e ajustes que transformarão o Ubuntu, nas palavras do próprio Mark, “pretende ser mais competitiva diante do Windows e dos Mac”. Diante disso, vamos às inovações:

Interface

Meses atrás, Tio Shutt solicitou aos usuários Ubuntu que enviassem screenshots de seus desktops para ele dar uma “espiada”, os resultados já estão à caminho: O Ubuntu Karmic Koala (9.10) trará uma interface nova, completamente redesenhada por um profissional e eu espero mesmo ver aquele marrom-cocô abolido no sistema, que, segundo o próprio Shutt, “o marrom nos serviu bem até agora, mas o Koala está buscando novas opções.” Outro fato é que, ainda em Dezembro, Mark Shuttleworth sugeriu um sistema de notificações padrão nas principais interfaces, o fruto disso já estará presente na versão 9.04 do sistema.

notificadorbatery captura_de_tela notificadorrhythmbox notificadorvolume-300x53

Aplicações

Ainda no ano passado, surgiu a notícia de que um futuro Ubuntu viria com o Wine por default, que o Gnome seria capaz de “enxergar” os ícones dos executáveis e que instalar aplicações for Windows no Ubuntu seria tarefa ainda mais natural do que já é fácil na atual versão do Wine. Caso seja verdade e o Karmic venha com o Wine por padrão com estas inovações, poderemos ter uma massa de novos usuários no Ubuntu apenas pelo fato dele rodar aplicativos Windows com mais naturalidade. Mais inovações são implementações de Cloud Computing e o Mono 2.0, uma atualização de código aberto do Microsoft.NET que pretende acelerar o desenvolvimento de aplicações Linux por programadores habituados a outros SO.

Boot

Promessas de um boot mais rápido vem crescendo, além da inovação do Plymouth, já presente na última versão do Fedora, vir integrado ao Ubuntu 9.10, deixando o Boot do sistema mais agradável. De fato, o sistema vem se destacando pelas suas facilidades e pelo desempenho. Um bom desepenho, aliado a bons aplicativos e uma interface atraente são peças chaves para atrair bons olhos, e assim, cair por terra a frase que diz que “O Linux escolhe os seus usuários”, transformando em “O Linux é um sistema concorrente direto do Mac OS ou do Windows, e é de graça!”. Não me arrisco a dizer que 2010 será o ano do Linux no Desktop com o Ubuntu, mas me arrisco sim a dizer que “os outros que se preparem, porque a chapa vai ficar quente”. Sucesso para o Ubuntu!

Fonte das imagens: André Godim

8 comentários em “Ubuntu 9.10 será um marco na história do Linux”

  1. É uma boa distro. Uso em dual boot com o Windows e até me esqueço que tenho Windows XP Home Edition (original). Uso desde a versão 7.10 e até agora só tenho aprendido, a comunidade do Ubuntu é excelente, qualquer problema os caras dão um jeito. O André Gondim é um excelente hacker, totalmente dedicado ao Ubuntu. Já peguei várias dicas dele. Parabéns ao saite pelas notícias e a comunidade do pinguin.

    Bezerra.

  2. Realmente o Ubuntu é isto tudo, uso Linux desde da tela preta e confesso que volta e meia estou no console. Hoje tenho o Ubuntu como SO padrão. Até minha filha de 15 anos, (meninas vejam isto) instala em dual boot, configurando partições, configura o compiz, claro depois de fazer todas atualizações, drivers restritos nvidia e tal. Certo que estou sempre junto dando uma ajuda, mas fico ali só dando um apoio em caso de um detalhe obscuro. Incrível que não tive que forçá-la, foi vendo eu mexer desde quando ela era ainda muito pequena, que se interessou e apesar dela mesmo instalar em dual boot com o Windows no computador que ela e sua mãe usa, eu nunca vi ela usar o Windows… Confesso que somos felizes com isto, nada de vírus, travamentos, problemas zero. Apesar de eu ouvir alguns novatos xigarem o Linux, pois estes não se dão bem com nada na vida, eu sempre fui cauteloso. Eu escolho meu hardware a dedo, por isso não tenho problema algum. Até o Windows é cheio de problemas com alguns hardwares, sem falar nos outros problemas. No Linux se você tiver um nível intermediário já dá para fazer o que quizer dele. É isto aí, vamos ajudar o Linux ser melhor do que já é, pois ele merece..

  3. Realmente o ubuntu é uma bela distribuição de Linux. Mas sem querer estar aqui a ‘estragar’ o site e a bela review, aconselho a darem uma espreitadela ao Linux Mint. Trata-se de uma distribuição baseada no Ubuntu, mas tem bastantes melhorias a nível estético e funcional. Ou seja, tem o melhor dos dois mundos. Quem gosta de ubuntu, não deve deixar de experimentar o Mint, pois é excelente.

  4. Simplismente fantatisco, com o Ubuntu vamos conseguir desmistificar esse conceito que Linux é dificil e feio e para os Radicais.

    Espero que essa nova versão venha contudo, ja gostei muito da 9.04 estou com muita espectativa para nova versão, ainda mais com cloud computer

    Vai ser show de bola……..

Deixe um comentário

