Kurumin NG: Análise

Baixei o Kurumin NG 8.04 para testar e saber como andam as novidades para a distro brasileira de maior sucesso (que anda meio esquecida, pra falar a verdade…)

Mas vamos aos fatos:

Tela1

A tela do sistema ainda rodando pelo CD, mostra como o sistema deu uma repaginada no visual, no Logo, e abrindo o menu, senti a confiança de que, caso usasse este sistema como padrão, eu não precisaria instalar meus aplicativos preferidos For Linux, pois eles já vem instalados, mas, me revoltei por um outro motivo: Não ficaram nem com o novo KDE, o 4, nem com o Gnome, escolher o KDE 3.5.9 como ambiente gráfico, e nada pessoal contra ele, mas, perderam a oportunidade de inovar mais, já que a interface desde o início do projeto era KDE 3.

A instalação é a padrão do Ubuntu, algumas perguntinhas em 6 telas e pronto, o sistema começa a instalação.

tela02

A vantagem desta distro, é que ela traz por padrão o que há de melhor no universo Linux em pacotes de programas, como o excelente e incopiável Amarok, o perfeito K3B, Gimp e Inkscape vem instalados também, aMSN, Ktorrent, Thunderbird e Firefox 3 entraram na dança e o Kaffeine, de resto, os programas padrões em todas as distros, como a suíte OpenOffice e outros pacotes com nome K…

A tela de início do sistema é espartana, e a tela de login é atraente.

tela3

tela4

Mas, o que esta distro traz e sempre chama a atenção em relação as outras, são os Ícones Mágicos, um painel que traz opções de instalações de diversos pacotes, mas desta vez, ele ganhou um ar de “painel” melhorado, onde é possível, com 2 cliques instalar Skype, Blender, Picasa, Frostwire, Azureus, o maravilhoso Songbird, entre outros, divididos por categorias e abas, bem facinho;)

kurumin05

O painel de controle, é bem organizado e bem dividido em suas categorias.

kurumin06

Finalizando, o Kurumin é aquele que conhecemos há tempos, mudou para o Ubuntu, sim, mas no fundo, é o mesmo bom e velho Linux para não-Geeks e mortais.

O meu, foi testado em VMware, não tive tempo de testar o sistema a fundo, mas, confio no trabalho do GdH e da turma do Ubuntu, e com certeza, com um apelo mais visual, este sistema vai cair no gosto da galera, como caiu há uns 4 ou 5 anos atrás. 😛

Faça o seu download.

Anúncios

8 opiniões sobre “Kurumin NG: Análise”

  1. De fato o Kurumin NG esta muito bonito com um mode de instação Facil, uma suite de utilitários muito boa. A unica coisa que não agradou foi a configuração de rede manual pois ao configurar manualmente para compartilamento de internet o usuário pode usar naquela sessão que ele esta ao fechar ou reiniciar a maquina ele perde toda a configuração assim necessitando fazer tudo de novo nem editando o script aonde fica armazenado a configuração de rede adianta testei dessa maneira também e continuou com o mesmo problema nesse ponto acho que a equipe pecou um pouco mas nada que uma correção não resolva.

  2. Bem usava o ruindows…mais instalei o kurumin NG muito bom, porque pequei um virus daqueles que nem com reza brava saia. Então passei a usar o linux sempre tive vontade pois acompanho todas as distros, mas meu problema é o seguinte:
    Se uso o amsn não posso usar o skype(pois tenho clientes meu que me chamam por ele) todas as vezes que tento entrar no skype minha conexão cai. o que posso fazer para usar os dois?

  3. José, abra o terminal e dê um sudo apt-get install amsn, de fato ele está instalado, mas fazendo o comando, vai instalar as atualizações necessárias para rodar o programa.

  4. Achei muito bonito porem com algumas restriçoes que nao se encontravam no kurumin 7 o que a meu ver pode dificultar um pouco a utilizaçao de usúarios novatos, o remanejo de arquivos do sistema é somente pelo shell.
    Outro ponto é a restauração do sistema pelo live cd em perca de dados e programas instalados, um script muito bom usado pelo 7.
    Rodo os dois na máquina pois achei o 8 mais estavel porem no 7 o apt possui os repositórios do debian onde acho os melhores programas para mim.
    Tentei adicionar os repositorios do debian no 8 porem os programas dao erro
    Bom basicamente isso.

  5. não estou conseguindo configurar a net no ng. ele informa qua a paltaforma nao é suportada e pede pra escolher em uma lista..mas ja tentei todas e ndad. como con manualmente..

  6. Prezado,

    Trabalho em uma Universidade UNESP Campus de Guaratinguetá. Instalei em uma máquina modesta um AMD Duron 1500 com 512MB de RAM o Kurumin NG e estou com problemas para colocá-lo em rede.
    Nosso ip é fixo mas ele não reconhece o ip do gateway padrão acho que ele reconhece a placa de rede mas tenho dúvidas de como proceder.
    Obrigado por qualquer ajuda que você posso me dar.

  7. Sempre achei o maximo a parte grafica do kurumin mais sempre perdeu feio pelo simples fato quie não posso jogar . Os jogos atuais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s